Idosa é levada em maca até banco para provar que está viva e voltar a receber benefício do INSS em MT
Uma idosa foi levada em uma maca até um banco para poder provar que está viva e voltar a receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.
A mulher teve que ser levada de maca por funcionários de uma empresa de assistência médica para fazer a prova de vida no banco que fica no centro da cidade. A prova é uma exigência do INSS.
O filho dela gravou um vídeo do transtorno que ela precisou passar. A família informou que a mãe já estava há dois meses sem receber o benefício do INSS. E para voltar a receber o dinheiro ela teve que provar que estava viva.
É uma exigência para que os bancos mantenham os pagamentos.
Pelas normas do INSS, uma vez por ano os aposentados e pensionistas precisam ir até a agência com os documentos pessoais para fazer a chamada prova de vida. Mas está prevista também para pessoas com doenças ou dificuldades de locomoção comprovem que precisam continuar recebendo por meio de um procurador, mas que esteja cadastrado no INSS.
O INSS informou que o benefício da senhora do vídeo está ativo, sem nenhuma restrição, e com todos pagamentos feitos. Também disse que a filha da segurada está com a procuração vencida desde setembro do ano passado, mas que a comprovação de vida poderia ser feita pela filha na condição de representante legal, como administradora provisória, até que seja finalizado um processo judicial de curatela.
Fonte: G1 MT / TVCA