Quais os benefícios da maçã para a saúde?
A maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias. Além disso, a maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso a maçã tem os seguintes benefícios para a sua saúde:
Dentes mais brancos e saudáveis
Uma maçã não substituirá sua escova de dentes, mas morder e mastigar uma maçã estimula a produção de saliva na boca, reduzindo a cárie dentária e reduzindo os níveis de bactérias.

Evita a doença de Alzheimer
Um novo estudo realizado em ratos mostra que beber suco de maçã pode manter o Alzheimer longe e combater os efeitos do envelhecimento no cérebro. Os ratos no estudo que foram alimentados com uma dieta melhorada com maçã apresentaram níveis mais elevados de neurotransmissor acetilcolina e melhoraram em testes de labirinto do que aqueles em uma dieta regular.
Protege contra Parkinson
A pesquisa mostrou que as pessoas que comem frutas e outros alimentos ricos em fibras ganham uma certa proteção contra Parkinson, uma doença caracterizada por uma quebra das células nervosas produtoras de dopamina do cérebro. Os cientistas ligaram isso ao poder de combate aos radicais livres dos antioxidantes nele contidos.
Limpa todos os tipos de câncer
Cientistas da Associação Americana de Pesquisa de Câncer, entre outros, concordam que o consumo de maçãs ricas em flavonol poderia ajudar a reduzir seu risco de desenvolver câncer de pâncreas em até 23 por cento. Pesquisadores da Universidade de Cornell identificaram vários compostos – triterpenoides – em cascas de maçã que possuem potentes atividades anti-crescimento contra células cancerígenas no fígado, cólon e mama. Sua pesquisa anterior descobriu que os extratos de maçãs inteiras podem reduzir o número e o tamanho dos tumores mamários em ratos. Enquanto isso, o Instituto Nacional do Câncer nos EUA recomendou uma alta ingestão de fibra para reduzir o risco de câncer colorretal.

Diminui o risco de diabetes
As pessoas que comem pelo menos uma maçã por dia são 28 por cento menos propensas a desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que não comem maçãs. As maçãs são carregadas com fibra solúvel, a chave para balançar os batimentos de açúcar no sangue.
Reduz o colesterol
A fibra solúvel encontrada nas maçãs se liga com gorduras no intestino, o que se traduz em níveis mais baixos de colesterol e um mais saudável.
Um coração mais saudável
Um vasto conjunto de pesquisas associou alta ingestão de fibra solúvel com um acúmulo mais lento de placa rica em colesterol em suas artérias. O composto fenólico encontrado em peles de maçã também evita que o colesterol que entra no seu sistema se solidifique nas paredes da sua artéria. Quando a placa se constrói dentro de suas artérias, ela reduz o fluxo sanguíneo para o coração, levando a doença arterial coronariana.

Neutraliza a síndrome do intestino irritado
A síndrome do intestino irritado é caracterizada por constipação – diarreia, dor abdominal e inchaço. Para controlar esses sintomas, os médicos recomendam que se mantenha longe de alimentos lácteos e gordurosos, incluindo uma alta ingestão de fibra na sua dieta.
Evita hemorroidas
As hemorroidas são uma veia inchada no canal anal e, embora não sejam fatais, essas veias podem ser muito dolorosas. Eles são causados por muita pressão nas áreas pélvica e retal. Parte e parcela com constipação controladora, a fibra pode impedir que você se esforce demais quando vai ao banheiro e, assim, ajude a aliviar as hemorroidas.
Controla o peso
Muitos problemas de saúde estão associados ao excesso de peso, entre eles doença cardíaca, acidente vascular cerebral, pressão alta, diabetes tipo 2 e apneia do sono. Para gerenciar seu peso e melhorar sua saúde geral, os médicos recomendam uma dieta rica em fibras.
Fonte: Lista de Curiosidades