QUASE 3 MIL PESSOAS FORAM VACINADAS NO DIA D
Unidades de Saúde da Família (USF’s) de Tangará da Serra estiveram abertas no último sábado, 4, para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
A vacina é disponibilizada para o público alvo que abrange trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas; idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos e integrantes das Polícias Civil, Militar, Bombeiros e Forças Armadas.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, no Dia D, foram vacinadas 64% das crianças, 69% gestantes, 94%, puérpera, 70% idoso, 64% trabalhador da saúde e 55% professores, totalizando 70,19%.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Dienifer Feix, a procura foi ótima no Dia D. “Foi bem tranquilo, não tivemos tumulto”, afirma a secretária, frisando que a campanha segue até o dia 31 de maio. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar as unidades de saúde para receber a vacina .
A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 59,5 milhões de pessoas até o final da campanha contra a gripe. Dessas, 46,9 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Até a última terça-feira, 30, 21,6% dessa população recebeu a vacina contra a gripe – ou 10,1 milhões de pessoas.
O público com maior cobertura contra a gripe, até o momento, é de puérperas, com 38,8%, seguido pelas gestantes (33,4%); indígenas (27,6%); crianças (26,4%); idosos (21,5%); trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%).
Fonte: Diário da Serra