Prefeito em MT quer que população financie asfalto da cidade

Com uma proposta um tanto quanto polêmica, o prefeito de Cáceres (217Km de Cuiabá), Francis Maris (PSDB), defende que a população financie os materiais utilizados na pavimentação do Município. Ele alega que Cáceres não tem dinheiro em caixa para asfaltar os mais de 400 quilômetros de ruas que ainda não possuem a pavimentação e nem tem conseguido recursos por meio de emendas parlamentares ou com o Ministério das Cidades.

Em cada rua, os cacerenses deverão se organizar para custear os materiais, caso desejem que a via seja asfaltada. A ideia inusitada foi revelada pelo prefeito nesta manhã de quarta-feira (16), em entrevista ao Bom Dia MT, jornal da TV Centro América, afiliada à Rede Globo.

“Nessa parceria, os moradores que vão pagar a parte do material: a emulsão, a brita, a areia, o cimento, para fazer as vias e a Prefeitura vai entrar com a mão de obra, com os maquinários, com o óleo diesel necessário para fazer, porque nós precisamos fazer muito [asfalto], mas não conseguimos o recurso”, explicou o prefeito.

Como justificativa, Maris afirmou que a União está em dificuldades financeiras e, por isso, o município não tem conseguido recursos junto ao Ministério das Cidades. O mesmo argumento foi utilizado em referência a conseguir recursos junto ao Governo do Estado.

Outro argumento utilizado pelo prefeito para defender o projeto diz respeito a uma pesquisa em que a cidade é apontada como uma das 100 mais pobres do país, no conjunto de Municípios com mais de 80 mil habitantes. A pesquisa mencionada pelo prefeito é fruto da Frente Nacional de Prefeitos, que aponta Cáceres como a 68º cidade mais pobre do país, considerando a renda per capita de seus habitantes.

Ou seja, citando uma pesquisa onde os cacerenses são citados com uma baixa renda per capita, o prefeito propõe que eles façam financiamento para custear obras que já estão previstas na arrecadação de impostos, pagos pelos mesmos cidadãos.

Durante a entrevista, o prefeito ainda alegou que este é maior plano de pavimentação lançado pelo Município. “A maneira que nós encontramos para asfaltar a cidade é fazendo essa parceria com a comunidade e, com certeza, vamos deixar muitas ruas asfaltadas. Vai ser o maior plano de asfaltamento que a cidade já teve”, afirmou.

Maris ainda garantiu que os bancos Bradesco, do Brasil e Sicredi irão aprovar os financiamentos para que a população possa adquirir os materiais para pavimentação da cidade.

Fonte: Folha Max