Tristeza causa câncer? Médico esclarece dúvidas

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. A nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença. Cerca de um terço das mortes por câncer se devem aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e uso de álcool e tabaco.

Os tipos mais comuns de câncer são: pulmão, mama, colorretal, próstata, câncer de pele não-melanoma e estômago.

As chances de cura chegam a 90% quando o câncer é detectado logo no início.

O Bem Estar conversou com o oncologista Fernando Maluf e tirou algumas dúvidas sobre o assunto.

O câncer é uma doença bastante comum. Ela se origina de uma célula normal que, por uma alteração genética ou fator ambiental, essa célula passa por transformações. Nunca uma célula normal vira câncer em um dia. “São transformações contínuas”, explica o oncologista.

O câncer, quando é precoce, não dói. “Mas quando o câncer vai avançando, ele pode comprimir ou infiltrar estruturas que tenham nervos. Aí sim ele pode doer”, diz Maluf.

De cada 10 casos de câncer, um deles tem origem puramente genético, passado dos pais para os filhos.

De acordo com o oncologista, os estudos não são tão claros. “Na minha percepção, olhando para toda a literatura, é que uma tristeza crônica ou doenças psiquiátricas, essas doenças podem ter um efeito ruim na imunidade”. Segundo Maluf, uma tristeza crônica pode ser um fator para várias doenças.

Um dos motivos é que as células cancerígenas podem cair na circulação e se implantar em outros órgãos.

Existem várias fake news sobre o câncer. Uma delas é sobre câncer ser contagioso. O oncologista lembra que isso é mentira. “Câncer não pega de pessoa para pessoa”.

Alguns alimentos podem ajudar a prevenir o câncer, como as carnes magras, verduras, legumes e frutas. Por outro lado, alimentos que têm grandes quantidades de açúcar, gordura, artificiais podem ser causadores de câncer.

Por incrível que pareça: sim. A carne vermelha, em grande quantidade, pode ser causadora de câncer. “O queimado do churrasquinho traz substâncias danosas ao organismo. É perigoso quando esse hábito vira rotina”.

O câncer, quando diagnosticado precocemente, é curável.

Fonte: Bem Estar

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!