UFMT se pronuncia sobre vazamento de suposto gabarito do concurso da Prefeitura de Tangará da Serra

Domingo, (24), foi um dia movimentado para boa parte dos moradores de Tangará da Serra, pois foi realizado o concurso da Prefeitura, com cerca de 17 mil inscritos.

Mas devido a uma foto circulada pelas redes sociais, aqueles que fizeram a prova, ficaram bastante desconfiados quanto a credibilidade do concurso.

Na foto, divulgada por um dos candidatos, é possível ver um cartão de respostas em branco, o que revoltou as pessoas, já que o candidato conseguiu acesso ao celular sem que nenhum fiscal percebesse.

Segundo Abrãão Lincoln de Oliveira Sousa, Gerente de Exames e Concursos da UFMT, “não houve vazamento de gabarito, o que houve foi a divulgação da foto do cartão de respostas em branco de um candidato, antes do inicio da prova”, relata o mesmo.

Ele ainda cita que o candidato sofrerá as penalidades previstas em Edital:

Considerando cada cargo ou cargo/perfil profissional, será eliminado do concurso público referente a tal cargo o candidato que:

  • for surpreendido no interior do estabelecimento durante o horário de realização da(s) prova(s): portando, de forma diferente da estabelecida neste Edital, e/ou utilizando aparelho(s) eletrônico(s) (bip, telefone celular, relógio do tipo “calculadora”, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, calculadora, máquina fotográfica, pager, tablet etc); utilizando livros, códigos, impressos ou qualquer outra fonte de consulta;
  • mesmo tendo acondicionado seu telefone celular em envelope apropriado e lacrado, este aparelho emitir sons/ruídos durante o horário de realização da(s) prova(s);

Abraão também diz que o concurso não corre risco de cancelamento.

Segue a nota de esclarecimento da UFMT sobre o concurso de Tangará da Serra.

“A Gerência de Exames e Concursos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), esclarece que não houve vazamento de conteúdo do concurso público da prefeitura municipal de Tangará da Serra. Sendo assim, o certame não corre risco de cancelamento

A foto publicada pelo candidato Maikon Douglas Camargo não apresenta o gabarito da prova, mas sim o cartão de respostas do próprio candidato, em branco.

Ainda assim, sua ação contraria as normas do Edital e, por isso, o mesmo sofrerá as penalidades previstas no documento.

De acordo com o edital do concurso, todos os candidatos devem desligar seus aparelhos eletrônicos e colocá-los em um envelope apropriado.”

Obrigado

André Faust

SECOMM/UFMT