Outubro Rosa: Como prevenir o câncer de mama

Fonte: Techtudo

O que é o Outubro Rosa

O Outubro Rosa começou com a Fundação Susan G. Komen for the Cure nos anos 1990, mas outras organizações aderiram à causa ao longo dos anos. Esse é o caso do INCA, qupromove eventos, debates, e apresentações produz materiais educativos sobre o tema durante todo o mês.

O maior foco da campanha é alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero. Várias organizações realizam ações sobre o tema em outubro e buscam divulgar o acesso a serviços voltados à prevenção dessas doenças.

Como prevenir o câncer de mama

Não é possível prevenir o câncer em todos os casos mas existem hábitos que, se incorporados à rotina pode ajudar a reduzir as chances do tumor. Veja a lista de itens apresentados pelo INCA e reforçados pelas campanhas do Outubro Rosa:

  • Não fume: somente o cigarro contém 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas;
  • Preze por uma alimentação saudável: isso inclui alimentos de origem vegetal, além de evitar os ultra processados;
  • Mantenha o peso adequado ao seu biótipo: pessoas acima do peso são mais propensas ao câncer;
  • Pratique atividades físicas: faça uma caminhada, aulas de dança e yoga ou inscreva-se em uma academia se gosta de musculação. O importante é fazer algo que lhe dê prazer e a mantenha ativa de forma regular;
  • Amamente: o leite materno é o alimento ideal para seu filho e o ajudará a se desenvolver menos propenso ao câncer;
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: elas também aumentam as chances de desenvolvimento do câncer;

Além disso, vacine-se contra a hepatite B e contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos) e faça o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. O acompanhamento médico é essencial para identificar qualquer alteração.

Fonte: Clínica CEU