VALDEBRAN PADILHA Pivô do ‘Escândalo dos Aloprados’, empresário é preso por estupro de menores em Cuiabá
O empresário Valdebran Padilha, conhecido nacionalmente pelo ‘Escândalo dos Aloprados do PT’ em 2006, foi preso sob acusação de ter estuprado duas adolescentes em Cuiabá. Conforme apurou, Valdebran foi preso na quarta-feira (22) pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e foi encaminhado para a Polinter.
Ele é acusado de ter estuprado uma adolescente de 15 anos em 2019. Na época, ela trabalhava como empregada em sua residência. A outra denúncia, envolveria uma adolescente de 12 anos, que seria sua parente. Com as denúncias dos abusos, a Justiça decretou sua prisão preventiva. Ele passará por audiência de custódia com o juíz 14ª Vara Criminal Jurandir Florêncio de Castilho Júnior, magistrado na 14ª Criminal.
Valdebran Padilha se torno conhecido nacionalmente em setembro de 2006, quando foi preso em um hotel com R$ 1.7 milhão, que seria para pagar um dôssie contra o então candidato ao governo do estado de São Paulo pelo PSDB, José Serra.
O valor seria repassado para o empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin, que iria incluir políticos do PSDB no ‘Escândalo das Sanguessugas’. Em novembro do mesmo ano, a direção municipal do PT de Cuiabá, o expulsou por conta do caso.
Em 2011, Valdebram voltou a ser notícia, prisão novamente pela Polícia Federal durante a Operação Hygea, que investigou um suposto esquema de fraude em licitações e obras da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O esquema seria de contratação por valores superfaturados de organizações não governamentais (ONGs) para prestar serviços de saúde; e a contratação, sem a execução das obras, de empresas de engenharia por prefeituras de Mato Grosso.
Fonte: Pablo Rodrigo/Gazeta Digital