Tangará da Serra: TRE estende horário de atendimento de Cartórios Eleitorais

Foto: Agência da Notícia

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso estendeu o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais de 26 municípios, incluindo, Tangará da Serra. Municípios esses onde acontece a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos. Os postos de atendimento estão atendendo das 07h às 19h, desde a quarta-feira (13) até o dia 29 de março, quando se encerra a revisão.

Os eleitores dos municípios que estão em revisão e que ainda não atenderam à convocação, devem procurar o posto de atendimento portando um documento oficial de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho, carteira profissional, dentre outros definidos em lei), e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). No caso de homens com mais de 18 anos e que irão requerer a primeira via do título (alistamento), é necessário também, apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Em Tangará da Serra, o atendimento ao eleitor acontece na sede do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, situada na Rua Francisco Ferreira Ramos, 53N, Centro, no Posto Eleitoral instalado na Câmara Municipal e no Posto Eleitoral instalado no Centro Cultural.  

Essa ampliação do horário de funcionamento vem como uma estratégia da Justiça Eleitoral na tentativa de aumentar o número de atendimentos de eleitores cadastrados, pois existem pessoas que, por questões profissionais ou pessoais, não conseguem ir até o cartório em horário comercial. O eleitor é convocado pela Justiça Eleitoral, trata-se de uma obrigatoriedade.

Reforçando que quem não atender a convocação, terá seu título cancelado, impedido o eleitor de votar, inscrever-se em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

O eleitor que deixar para buscar atendimento nos últimos dias, terá que enfrentar filas extensas”, destacou o chefe de cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Gustavo Romko.

É importante destacar que os eleitores que já efetuaram seu cadastro biométrico não precisam comparecer novamente aos postos de atendimento. Já os eleitores com mais de 70 anos – cujo voto é facultativo, também estão obrigados a participar da revisão biométrica.

Fonte: Portal Campo Novo / TRE-MT