ILUMINAÇÃO PÚBLICA Presidente destaca atuação da Assembleia durante assinatura do programa MT Iluminado
Aquisição de lâmpadas LED atenderá 136 municípios que aderiram ao convênio e terão as luminárias substituídas
A aprovação do pacote de medidas fiscais, em 2019, pela Assembleia Legislativa proporcionou a retomada do crescimento de Mato Grosso. A afirmação foi feita pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), nesta terça-feira (15), durante assinatura do contrato para o programa MT Iluminado, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O contrato marca o 1º pregão eletrônico internacional de Mato Grosso, que vai modernizar o parque de iluminação estadual, com a substituição de quase 386 mil lâmpadas de LED. Ao todo, 136 municípios aderiram ao programa.
“Temos o privilégio de estar vivendo esse momento aqui no estado, de muitas realizações com entregas e lançamentos de obras. Isso teve um começo, quando em janeiro de 2019 começamos a aprovar leis que mudaram o cenário do estado. Um estado que não conseguia ter recursos nem para pagar seu custeio, e mudamos isso. O governador Mauro Mendes, com a sua equipe, encontrou na Assembleia Legislativa respaldo para aprovar o que era preciso. Hoje, tem condições de fazer os investimentos. Estamos entregando o que há de melhor e mais moderno de lâmpada LED, uma nova etapa que vai chegar para os cidadãos”, afirmou Botelho.
O pregão eletrônico internacional realizado pelo governo obteve uma economia de 38,7% em relação ao valor de referência para os produtos. O valor total dos quatro lotes ficou em R$ 165,8 milhões, sendo que a previsão inicial era de R$ 270 milhões.
“Este é um dos maiores programas que o Governo do Estado está fazendo. Estamos todos muito felizes porque temos a clara dimensão do que isso vai representar no dia a dia das pessoas”, destacou o governador Mauro Mendes.
Fundada em 1973, a Unicoba Energia S.A. será a responsável por três dos quatro lotes do programa. O primeiro lote consiste na aquisição de 225.628 luminárias de 60 Watts, enquanto os segundos e terceiros lotes contêm 59.948 luminárias de 100 e 150 Watts, respectivamente.
CEO Eduardo Kim Park, da Unicoba Energia, disse que é uma honra participar de um projeto de tamanha magnitude. “Como a maior empresa do mercado brasileiro sabemos o impacto que a iluminação pública pode trazer à sociedade. Vamos fazer de tudo para que esse projeto seja um sucesso!”, disse, ao destacar como referência o processo licitatório.
O resultado do quarto lote, vencido pela empresa Serraled, já foi homologado e o contrato também será assinado nos próximos dias. O programa MT Iluminado é realizado em uma parceria entra a Sinfra-MT e o MT PAR.
“Parabenizo a equipe da Sinfra e MTPAR, que com empenho e dedicação, realizaram um brilhante trabalho para entregar o melhor produto para a população mato-grossense. Mato Grosso está de parabéns!”, finalizou Botelho.
Fonte: ITIMARA FIGUEIREDO/Gab. dep. Eduardo Botelho