ÀS MARGENS DA BR-364 Conservadores de Rondonópolis chamam Lula de ‘maldito’ em outdoor; PT vai à Justiça
Reprodução
Outdoor instalado às margens da BR-364, na entrada na cidade de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), onde o Movimento Conservador da cidade chama o ex-presidente Lula de ‘maldito’, ‘bandido’ e ‘traidor da pátria’, será alvo de uma ação na Justiça Eleitoral. Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, além repudiar o ato, o classificou como propaganda antecipada e negativa em desfavor à Lula, que deve concorrer ao pleito eleitoral de 2022.
“Rondonópolis-MT, aqui esse bandido é reconhecido como ‘o traidor da pátria’. Fora…Maldito!”, diz o outdoor, ao lado de uma foto do ex-presidente. De acordo com a nota divulgada pelo partido, o ataque “abusa da liberdade de expressão ao publicar propaganda negativa em desfavor de Lula, além de cometer crime de injúria e difamação”.
O partido leva em consideração o 3º artigo da Resolução 23.671/21 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fala sobre propaganda antecipada, obrigado a empresa responsável pela instalação de remover o outdoor. Além disso, o espaço deveria contar informações dos responsável pela contratação da mensagem.
Já com base na Lei 9.504/97, o PT vai acionar o movimento no que diz respeito a proibição de propaganda eleitoral mediante outdoors e eletrônicos, passível de multa para empresas, partidos políticos, coligações e outros no valor de R$ 5 a 15 mil. O partido quer saber ainda quem está por trás do ‘Movimento Conservador’.
“O PT Mato Grosso reafirma seu repúdio a toda e qualquer forma de ataque e difamação contra o ex-presidente Lula. A direção do PT está atenda e recorrerá ao Poder Judiciário sempre que a Constituição e as Leis foram violadas para atacar Lula e o partido”, finaliza a nota.
Deputado Valdir Barranco, em sua rede social, publicou que os ataques são para tirar o foco do debate que realmente interessa. “Continuam a sanha de ataques a Lula e ao PT. Produzem fake news, mentem o tempo todo e querem tirar o foco do debate que realmente interessa, a vida do povo!”
Enquanto o diretório busca resolver a situação na Justiça, o movimento está convidando a população para uma ‘inauguração’ do outdoor, que apesar de já está fixado às margens da rodovia, acontece nesta segunda (21), às 8h. Essa é a primeira ação do grupo e acontece dias após o encontro do prefeito da cidade, Zé Carlos do Pátio, com o ex-presidente.
Fonte: Yuri Ramires/Gazeta Digital