FORRÓ No Planalto, Bolsonaro oficializa forró como patrimônio cultural do Brasil

Ao final da homenagem, artistas convidados entoaram elogios ao chefe do Executivo no ritmo do forró: “Ô Bolsonaro, você é nota mil. É o melhor presidente da história do Brasil”

 (crédito: Reprodução / TV Brasil)
(crédito: Reprodução / TV Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou nesta segunda-feira (13/12) o forró com o título de Patrimônio Cultural do Brasil durante evento ocorrido no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo não discursou na solenidade.

Larissa Peixoto, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), falou sobre a importância da medida e destacou que mais de 52 bens imateriais foram registrados no país. “A partir de agora, todo o conhecimento acumulado, do forró, pé de serra, do baião, xote, arrasta pé, será preservado para que gerações futuras possam desfrutar dessa obras genuinamente brasileiras”.

ministro do Turismo, Gilson Machado, também comemorou a conquista e tocou na sanfona a música Asa Branca junto a forrozeiros nordestinos.

Ao final, os artistas convidados entoaram elogios a Bolsonaro junto a Gilson no ritmo do forró: “Ô Bolsonaro, você é nota mil. É o melhor presidente da história do Brasil”.

O presidente ainda prometeu que um projeto de autoria do deputado Evair Vieira (PP-ES) será enviado ao Congresso pedindo a inclusão de Luiz Gonzaga no livro dos Heróis da Pátria. “O deputado Evair já mandou a assessoria redigir o projeto, que, com toda certeza, será aprovado por unanimidade”, disse.

As Matrizes Tradicionais do Forró foram reconhecidas no último dia 09 como Patrimônio Cultural do Brasil. O título, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, valida os mais de cem anos de contribuição para a cultura, história e identidade do povo nordestino e do Brasil, que tem neste ritmo uma das suas maiores expressões artísticas. A proposta, apresentada pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, teve ratificação de mais de 400 forrozeiros de todo o país.

De acordo com o Iphan, as Matrizes Tradicionais do Forró são uma forma de expressão multimodal, cujo núcleo é a performance social de um leque de tipos de música e dança.

Com o título, as Matrizes Tradicionais do Forró foram inscritas no Livro de Registro das Formas de Expressão, com abrangência nacional, onde também estão registrados bens como o Repente, a Ciranda do Nordeste, a Roda de Capoeira, o Maracatu Nação (PE), o Carimbó (PA) e a Literatura de Cordel. A partir de então, as Matrizes Tradicionais do Forró passam a ser alvo de políticas públicas para a salvaguarda da manifestação.

Momentos antes da solenidade, em tom cerimonioso, ao receber os forrozeiros em seu gabinete, o presidente disse que era “proibido máscara”. A covid-19 já matou mais de 600 mil pessoas no país e o mundo enfrenta o surgimento de uma nova cepa, a ômicron. A retirada do uso de máscaras não foi liberado pelas agências sanitárias do Brasi

Fonte: Ingrid Soares/Correio Brasiliense/Web TV Cidade MT

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!