SEMANA DA PÁTRIA, algumas reflexões!
Num passado, não muito distante, a semana da pátria era ansiosamente esperada por todas famílias, era uma festa das crianças e adolescentes estudantes, quer do setor público como privado, dos pais, da comunidade, e da democracia. Era a oportunidade dos jovens desfilarem por suas escolas, dos professores organizarem da melhor forma os carros alegóricos, destacando algum feito especial, que merecia destaque, cuja pesquisa era discutida por meses, por todos integrantes.
Havia a participação maciça da sociedade como um todo, do comércio, da indústria, da prestação de serviços, da agricultura, mostrando sua pujança, bem como dos setores públicos de cada comunidade.
O movimento era intenso, nos preparativos dos principais desfiles. Em que cada dia um setor da sociedade era chamado para hastear a Bandeira Nacional, do Estado e do Município, com toda a pompa e rigor que era executado o hino do município, do Estado e o Nacional.
Uma série de atividades eram desenvolvidas na semana da pátria em todos os setores. Uma verdadeira festa da democracia, quem viveu esta época se lembra com saudades.
Hoje, por conta da pandemia, por conta a exacerbação de picuinhas entre os poderes, fomos impedidos de fazer e ver acontecer estes festejos patrióticos que embalavam a semana da pátria. Outros rumos estão se descortinando no horizonte, mas isto é assunto para outro dia.
Fonte: Amauri Paulo Cervo/Web TV Cidade MT