EM SETEMBRO Feminicídios representam 60% das sessões do Tribunal de Júri

A pauta do Tribunal de Júri prevê a realização de cinco sessões em setembro, com julgamento de réus presos, sendo 60% dos casos referentes a feminicídios

Em Cuiabá, a pauta do Tribunal de Júri prevê a realização de cinco sessões em setembro, com julgamento de réus presos, sendo 60% dos casos referentes a feminicídios. Ao longo dos julgamentos, atuarão na acusação os promotores de Justiça Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, Marcelle Rodrigues da Costa e Faria, Samuel Frungilo e Vinícius Gahyva Martins, do Núcleo de Defesa da Vida do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

Conforme o MP-MT, o primeiro júri do mês ocorre no dia 14, às 13h30, quando Ronil Azevedo da Cruz será julgado pelos homicídios tentados de Wender Ferreira de Lara e Luiz Felipe da Silva Rosa. O crime ocorreu em janeiro de 2013, no Bairro Dom Aquino.

No dia 16, também às 13h30, Estevam Ricardo Bento Santana vai a júri pelo feminicídio da companheira Ariana Francelino de França, ocorrido em novembro do ano passado. Segundo informações da assessoria de imprensa do MP-MT, eles tinham um ano de relacionamento e moravam juntos há quatro meses quando o acusado desferiu mais de 10 golpes de faca contra a vítima, após uma discussão.

O Ministério Público aponta que o crime foi praticado por motivo torpe, com emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima, tendo como razão a condição de sexo feminino. Narra a denúncia que, após uma discussão, com ciúme da vítima, o réu passou a agredi-la fisicamente e depois a golpeá-la com uma faca de desossa de 27,5 cm, causando-lhe a morte.

O pedreiro Marcio da Silva Viana será julgado no dia 21, às 13h30, pelo homicídio tentado da ex-convivente Regina Maria Pereira, ocorrido em maio de 2016, no bairro Santo Antônio do Pedregal. O casal conviveu por um ano e nove meses, tendo o relacionamento chegado ao fim cerca de quatro meses antes do crime. Como ele não aceitava o rompimento, passou a fazer ameaças de morte à vítima, dizendo que iria matar seus sobrinhos e demais familiares. No dia do crime, o acusado atacou violentamente a vítima com cinco marretadas no crânio e fugiu. A vítima foi socorrida e sobreviveu aos ferimentos.

No dia 28, também a partir das 13h30, o auxiliar de serviços gerais Brendon Kayke Vieira Dutra responderá pelo homicídio tentado da policial civil Maria Virginia de Arruda Burli, por motivo fútil, após um desentendimento no trânsito.

Já o último julgamento do mês será no dia 30, às 9 horas, quando Alecino Anunciação de Santana responderá pelo feminicídio da ex-mulher Domingas Cecilia da Silva Oliveira Santana, ocorrido em dezembro do ano passado no bairro Campo Velho. Eles foram casados por 11 anos e estavam separados há três.

Segundo a denúncia, o crime foi praticado por motivo torpe (sentimento de posse/ciúme), mediante emboscada e valendo-se de recurso que impossibilitou a defesa da vítima (superioridade de armas), por razões do sexo feminino. O réu agrediu a vítima com um golpe no pescoço e a enforcou, fazendo com que caísse no chão. Em seguida, desferiu vários chutes na cabeça dela e a esfaqueou por três vezes, provocando-lhe a morte.

Fonte: Diário de Cuiabá/Web TV Cidade MT

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!