Vocês já ouviram falar de tênis de casca de arroz e óleos vegetais, a Havaianas lançou tênis com essas materiais primas sustentáveis
A Havaianas, tão famosa por seus clássicos chinelos, decidiu neste mês de agosto entrar definitivamente na categoria de sneakers e lançar seu primeiro tênis. Embora o lançamento já seja um marco para a empresa, que está diversificando seu catálogo, outro detalhe na novidade ganha uma visibilidade importante: a produção com materiais sustentáveis como casca de arroz e óleos vegetais.
Ao todo, são quatro linhas especiais que decidiram lançar: TNS Colors, TNS Mix, TNS Mix Print e TNS Roots. E, embora todos eles tenham mais de 50% de suas solas produzidas com materiais recicláveis, é a linha Roots que se destaca com mais de 65% da sola feita de fontes renováveis. “Ao todo, são quatro modelos que se desdobram em 13 versões diferentes, com variações de cores, estampas e materiais”, conta Fernanda Romano, CMO do Grupo Alpargatas. Mesmo com as diferenças, todas elas buscam honrar o DNA da marca quando o assunto é calçados.
“A Havaianas sempre buscou levar frescor e liberdade para os brasileiros, e isso é algo que manifestamos em todas as execuções do nosso portfólio. Dos calçados abertos às peças de vestuário e acessórios, queremos ver cada vez mais pessoas sendo quem são e, principalmente, sentindo-se confortáveis e seguras para experimentar novas possibilidades”, explica a executiva. “Esse é nosso primeiro sneaker casual, e nossa intenção é traduzir o que há de mais forte na marca. O modelo, além de extremamente alinhado à essência da empresa, é versátil e sustentável.”
Produzido a partir de algodão, materiais reciclados e fontes renováveis – como casca de arroz e óleos vegetais -, o sneaker tem a estrutura superior em tela respirável e um solado de borracha flexível.
A linha roots, além de 65% da sola feita de materiais recicláveis e fontes renováveis (17% de resíduos de sola e aparas de borracha, 13% de luvas de borracha descartáveis, 17% de casca de arroz, 13% de amido de milho, 4% de óleo vegetal e 1% de estearina vegetal), apresenta um cabedal – a parte superior do tênis – com um índice de 52,7% de materiais sustentáveis (13.4% de algodão reciclado e 39,3% de algodão comum).
“O Havaianas TNS é uma mistura das melhores coisas do nosso país: ele é fresco como as praias, vibrante como as cidades e verde como o futuro”, diz Fernanda.
O mais interessante é um calçado politicamente correto, quanta mateia prima temos, principalmente na região agrícola de nosso País, vamos ficar na torcida que essa moda pegue em outras empresas e que tenhamos mais calçados sustentais e, até mesmo roupas e tudo mais que a indústria conseguir produzir de forma politicamente correto, assim nós agradecemos e o planeta também…..
Fonte: Forbes/Web TV Cidade MT