Você é Generosa Com Você?

“Seja generosa com você!”

Já tinha escutado essa frase algumas vezes e não tinha percebido como fazia diferença quando colocávamos em prática, mas um dia quando me dei por conta eu vivia só na cobrança comigo mesma, e meus dias estavam se tornando uma tortura e isso estava prejudicando muito a minha vida.

Vários especialista dizem que por mais que as coisas não saiam como nós queremos e desejamos, mesmo assim, estaremos fazendo o nosso melhor, e foi nisso que comecei a pensar, se estou fazendo o meu melhor então deve estar bom, mas eu sempre me questionava se realmente estava dando o meu melhor.

Estaria eu dando o meu melhor? Visto que, nossa intenção é desenvolver e impulsionar o outro em direção dos seus sonhos e objetivos, a nossa busca em entregar o nosso melhor a cada dia é o que deveria fazer a diferença, mas será que estava mesmo? Questionamentos estes que vinham a todo momento, até perceber que toda nossa alteridade, amor pelo que faz, a empatia e profissionalismo, eram genuínos.

E como isso faz sentido quando pensamos na nossa jornada.

A vida é feita de altos e baixos, lidamos com muitas adversidades, angustias e dores pelo caminho, e pensei, e ainda assim ser dura conosco, mesmo quando entregamos o nosso melhor? Eu ia falar para vocês entregar tanto, mas percebi outa coisa nesse caminhar de minha história, a quantidade pode não ser a o que realmente a vida pede de nós, mas sim, sempre o nosso melhor.

Após fazer algumas reflexões comigo mesma e conversar com os meus pensamentos pois eles podem ser seu amigo ou seu inimigo depende o que você pede a eles. Mas trouxe de forma humilde e generosa para minha vida pessoal e para minha vida profissional.

O “SER generosa conosco” nos ajuda a calar os “monstrinhos” que habitam nossa mente, e que MENTEM, e nos fazem acreditar que não somos boas o bastante em nada que fazemos.

Nossa, como a gente se culpa e como a gente se julga… como somos críticas com nós mesmas, como somos severas com nós o tempo todo.

Entendo a dificuldade que nós temos em se sentir confortáveis em olhar e priorizar a si, pois fomos criadas para sempre cuidar do outro. Lidava diariamente comigo nesse sentido, e hoje observo quantas mulheres, que buscam mais satisfação e propósito em suas vidas, e já ouvi muito:

“ Parece egoísmos, me sinto egoísta. ” Lhe digo! Não! Não é egoísmo.

A pergunta é, como podemos cuidar e amar o outro em nossa totalidade quando estamos tão centradas na nossa autocritica?

Se culpar e sofrer com isso, de certa forma, é auto centralismo, e ser autocentrada não ajuda em nada o outro e nem o mundo.

SER GENEROSA com você é uma ótima forma de praticar a autocompaixão e o autocuidado e VIVER MELHOR com leveza e com o coração livre.

Existe estudos que demonstram os benefícios da autocompaixão e relatam a associação da procrastinação com a falta de autocompaixão, ou seja, quanto mais nos criticamos e nos culpamos, mais procrastinamos e entramos em ciclos viciosos que limitam nosso potencial, pois começamos a nos aterrorizar e isso nos tira do que é o mais importante, ai vem o não fazer.

E quantas de nós, com tanta culpa e autocrítica, sofrem caladas e carregam pesos enormes nas costas.

O SER GENEROSA com você requer autocompaixão, e ter autocompaixão é cuidar de si com amor, carinho, acolhimento e muita gentileza.

E se nos damos a oportunidade de entender o momento, as nossas fraquezas e os nossos limites, abrimo­-nos para o acolhimento a gentiliza e a amorosidade consigo mesma, com isso não traremos a culpa e abriremos a nossa mente a novas escolhas e as infinitas possibilidades que existe, pois a VIDA É CHEIA DE POSSIBILIDADES.

A autocritica e culpa demasiada nos limitam por nos deixar em estado de momento negativo, passamos a olhar apenas os nossos comportamentos ruins, com isso a nossa mente se fecha e não reconhecemos nossas experiências com carinho e aceitação, pelo contrário, resistimos e nos identificamos com as emoções negativas, entramos em ciclos viciosos e diminuímos as nossas chances de crescimento de aprendizado, e de desenvolvimento e de conexão genuína com o outro e com nós mesmas.

Uma das tantas coisas que aprendi nesse caminho de Autoconhecimento  e de ser Generosa comigo mesma, é que nunca estou sozinha, sempre tem alguém para nos ajudar, por isso que hoje temos as  Mentoras, da mesma forma que temos professores que nos ensinam as matérias que eles estudaram, existe as Mentoras que aprenderam, praticaram e hoje nos  ajuda a passar por essa fase e nos monstra o caminho que existe tantas possibilidades.

A outra coisa que é simples mas ajuda muito e nos faz bem quando entendemos, é repetir frases generosas para si mesma, sempre que as adversidades aparecerem pois as vezes entramos no mundo da negatividade e podemos nos perder lá, então podemos lembrar como somos luzes a parti das frases que vou sugerir ou até mesmo aquelas que amo ouvir ou falar para alguém mas nunca falamos para nós, pois é muito mais fácil motivar as outras pessoas do que a nós mesmas.

“Eu sempre dou o meu melhor… Eu posso e vou tentar…Eu sou muito capaz, meu esforço e minha garra me permitem ir além… Eu tenho muitas chances de conseguir ir em frente…Nem foi tão ruim assim, foi um bom aprendizado, vou me esforçar e melhorar para próxima vez… Eu me amo e me aceito…Tenho novas chances na vida… Vivo no mundo das oportunidades… Sou GENEROSA comigo mesma sempre… Tudo que eu quero eu consigo pois sei os caminhos e se não sei vou em busca de aprende-lo.”

O que eu posso te dizer é –  Permita-se e SEJA GENEROSA com você.

Sabe porquê? Porque VOCÊ Pode e VOCÊ Merece!

Escrito por Andreia Cervo

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!