TANGARÁ DA SERRA COM AS UTIs PÚBLICAS LOTADAS, UM SINAL DE ALERTA!
Em eu pese a situação de risco em nosso município ser considerada Moderada, isto é, a Taxa de Crescimento de contaminação (TCC) estar em baixa, de 12,4%, de acordo com o boletim expedido pela Prefeitura Municipal, um dado bastante alarmante veio à tona, que é a ocupação de 100% dos leitos de UTIs públicos.
Na verdade, possuímos 10 leitos de UTIs de Tangará da Serra e, 10 leitos de UTIs pertencentes a Secretaria Estadual de Saúde, perfazendo no total de 20 leitos públicos em nosso município.
De acordo com as informações expedidas pela gestão municipal no dia 4 de agosto, das 20 UTIs públicas, 12 estão sendo ocupados por Tangará, isto é, além das 10 que são disponibilizadas para o nosso município mais duas estão sendo utilizadas por cidadãos tangaraenses.
Este recrudescimento da taxa de ocupação das UTIs públicas acende um sinal de alerta, pois estamos voltando aos tempos de extrema preocupação, pois não temos mais aqui em Tangará, de acordo com o boletim do dia 4 de agosto, nenhum leito público de UTI, neste momento disponível em nosso município. Se caso vier a ser necessário utilizar, obrigatoriamente este tangaraense terá que ser encaminhado para outro município que tenha disponível leitos de UTIs.
A atenção deve ser redobrada, exigindo que cada um siga as normas preventivas determinadas pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, isto é:
Use máscara;
Lave suas mãos;
Mantenha uma distância segura;
SALVE VIDAS!
Fonte: Amauri Paulo Cervo/Web TV Cidade