Frio vai chegar na próxima semana com previsão de mínima de 10ºC em Cuiabá.

Uma nova massa de ar frio promete derrubar cerca de 10 graus a temperatura em Mato Grosso já na quarta (28) da próxima semana, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros podem despencar por volta de 10 graus de mínima, e a máxima em 20 graus. O instituto prevê que esse frio será similar ou até mais forte da friagem ocorrida no final de junho.

De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, a massa de frio tem origem polar e vai entrar no Brasil já a partir da próxima segunda (26). Ela avança pelo sul na terça (27) e deve chegar em Cuiabá na quarta (28). “Quarta, quinta e sexta sejam os dias com as baixas temperaturas”, aponta.

Este é a terceira massa de ar frio do ano que atinge o Brasil, que pode vir a causar neve no sul do país. No início desse mês, a Capital registrou o recorde na sua temperatura com 5,9 graus. O frio foi tanto que chegou a causar a geada em plantações próximas a Jaciara.

Enquanto o frio não chega, a temperatura será de muito calor e seco. “Tem um bloqueio atmosférico de altos níveis que mantém o ar seco em boa parte do país, atingindo principalmente o Centro-Oeste”, disse Andrea. A umidade desta sexta (23) chegou a 15%, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%.

As máximas até terça (27), um dia antes da chegada prevista do frio, prometem atingir 36 graus. De domingo até terça, uma névoa seca pode predominar sobre o céu de Cuiabá.

RD NEWS/WEB TV CIDADE MT