Única mulher na AL, Janaina comemora PL que aumenta representação na política
Reprodução
Deputada estadual Janaina Riva (MDB) comemorou a aprovação do projeto de Lei que determina porcentagem mínima de 30% mulheres na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores. Projeto foi aprovado nesta quarta (14) no Senado.
“Em Mato Grosso há 6 anos eu sou a única deputada, isso dificulta muito o debate de temas relevantes e a elaboração de políticas públicas que impactam diretamente na vida da mulher. Saúde, educação e infraestrutura são pautas femininas sim”, disse.
Projeto foi apresentado pelo senador Ângelo Coronel (PSD-BA), teve relatoria do senador Carlos Fávaro (PSD) e re recebeu apoio do senador Wellington Fagundes (PL). A princípio, seriam 15% das vagas nos parlamentos, mas emenda da bancada feminina, apresentada pela líder, senadora Simone Tebet (MDB), estabeleceu a porcentagem maior.
“Essa é uma vitória de todas as mulheres e um incentivo para que líderes femininas ingressem na política e ocupem esse espaço dentro dos parlamentos, consolidando de vez a força da mulher na política”, opinou Janaina.
De acordo com a proposta aprovada, o escalonamento até atingir os 30% será feito da seguinte forma: 18%, nas eleições de 2022 e 2024; 20%, nas eleições de 2026 e 2028; 22%, nas eleições de 2030 e 2032; 26%, nas eleições de 2034 e de 2036; e 30%, nas eleições de 2038 e 2040.
Mulher na política
Apesar de 52% de a população brasileira ser composta por mulheres, sua participação na política ainda é pequena. Nas eleições de 2020, 9 mil vereadoras foram eleitas para as Câmaras Municipais. Houve um aumento com relação à legislatura anterior, em que apenas 7,8 mil eram mulheres.
Esse número, contudo, ainda é pequeno em comparativo aos representantes do gênero masculino e corresponde a apenas 16%. Já nas Assembleias, representação não passa dos 15%.
Em Mato Grosso, Janaina é a única na Assembleia. Na Câmara dos Deputados, Rosa Neide (PT) é a única mulher na bancada de Mato Grosso. Já na Câmara de Cuiabá, vereadoras Edna Sampaio (PT) e Michelly Alencar (DEM) venceram o pleito eleitoral de 2020 e ocuparam suas cadeiras no início de 2021. Agora, a suplente Maria Avalone (PSDB) também está legislando.
Fonte: Ana Flávia Corrêa/RD News