DEPUTADOS FEDERAIS E PERSPECTIVAS PARA 2022

A Câmara dos deputados é composta por 513 deputados que são eleitos através do voto proporcional, sendo que sua representação por estado é proporcional ao número de habitantes, no mínimo 8 deputados e no máximo 70 por estado, eleitos de 4 em 4 anos. Representando nosso estado de Mato Grosso temos oito deputados, os quais são:

 

1 – NELSON BARBUDO – Que obteve a maior votação alcançando 126.249 mil votos em 2018. É um produtor rural, cujo seu domicílio eleitoral é de Alto Taquari.  Ganhou notoriedade defendendo o posicionamento de Jair Bolsonaro, nas redes sociais, seu partido é PSL.

 

2 – JOSÉ MEDEIROS – Ocupava uma cadeira no Senado Federal, em substituição a Pedro Taques. Elegeu-se pelo PODEMOS. É formado em direito e matemática, e exercia anteriormente o cargo de policial rodoviário federal e professor tendo seu domicílio eleitoral em Rondonópolis.

 

3 – EMANUELZINHO – Filho do atual prefeito de Cuiabá, foi eleito na primeira vez que disputou um cargo público, isto é em 2018. Após eleito, transferiu seu domicílio eleitoral de Cuiabá para Várzea Grande, candidatou-se a prefeito, ficando em terceiro lugar. Seu pai é filiado ao MDB ele se encontra atualmente no PTB.

 

4 – NERI GELLER – Ex-Ministro da Agricultura, produtor rural com domicílio eleitoral de Lucas do Rio Verde, fez parte do governo da ex-presidente Dilma Rousseff, possui uma grande ligação com o ex-governador, ex-senador e ex-ministro da agricultura Blairo Maggi. Tem apoio do atual senador Carlos Favaro para ser candidato ao Senado Federal. Elegeu-se em 2018 e é o atual presidente Regional do PP.

 

5 – CARLOS BEZERRA – Presidente do MDB no Mato Grosso, já ocupou praticamente todos os cargos políticos, foi prefeito de Rondonópolis, deputado estadual, governador do estado, senador e deputado federal por vários mandatos.

 

6 – DR LEONARDO – Elegeu-se deputado federal pelo partido SOLIDARIEDADE, é médico, com domicílio eleitoral em Cáceres. Já foi deputado estadual.

 

7 – PROFESSORA ROSA NEIDE – Eleita pelo PT, única mulher representando o Mato Grosso, já foi Secretária Estadual de Educação, com domicílio eleitoral de Cuiabá.

 

8 – JOAREZ COSTA – Eleito pelo MDB em 2018, já foi ex-prefeito de Sinop, foi também deputado estadual.

 

Como se pode perceber temos no parlamento federal representantes da capital (2), de Rondonópolis (2), da Região de Sinop (2), Alto Taquari (1) e Cáceres (1) e ninguém de nossa região que abrange desde Porto Estrela, Barra do Bugres, Denise, Nova Olímpia, Arenápolis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Campos de Júlio, Comodoro, Brasnorte, Juína, Castanheira, Juruena, Aripuanã, Cotriguaçu, Apiacás, e outros municípios que integram esta vasta região, sem representação local no congresso nacional.

 

Esta lacuna, se tivermos união entre a nossa região, poderemos facilmente colocar de um a dois representantes no parlamento federal e possivelmente cinco deputados estaduais, depende somente da nossa força de vontade e estratégia política. Pois, como afirmava Prudhon, que foi um grande filósofo, político e membro do parlamento francês: “Os grandes só se parecem grandes porque estamos de joelhos”. É hora de ousar, de expandir nossos horizontes, de termos nossos representantes em todas as esferas de governo.

 

E, qual tua opinião?

 

Fonte: Amauri Paulo Cervo/WEB TV Cidade MT