ELEIÇÕES 2022, AS MOVIMENTAÇÕES SE INTENSIFICAM EM TODOS OS NÍVEIS
UM CENÁRIO ATÍPICO – Em que pese estar faltando mais de um ano para as próximas eleições e, o calendário eleitoral para as eleições em 2022, ainda não estar definido, mas, é provável a eleição ocorra no dia 2 de outubro, em primeiro turno.
Eleições estas, na qual estaremos escolhendo o próximo presidente da república, um senador, oito deputados federais, um governador de 24 deputados estaduais. A movimentação já começou, e de forma muito consistente e intensa.
COM RELAÇÃO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA,
JAIR BOLSONARO:
- AS CARREATAS DE MOTO: O presidente da república Jair Bolsonaro, de uma forma inteligente e inusitada está, através de sua assessoria, promovendo diversas carreatas, com enorme repercussão positiva.
As mesmas já ocorreram no Rio de Janeiro, em São Paulo e, neste último final de semana no Rio Grande do Sul, tentando desta forma consolidar sua imagem de popular, de “povão”.
- DE SUA POSTURA EM RELAÇÃO AO COMBATE À PANDEMIA: Suas inúmeras aparições em público sem o uso da máscara, recomendada em todos os níveis, isto é pela Organização Mundial da Saúde, pelo Próprio Ministério da Saúde, não lhe trouxeram dividendos positivos, bem como, seu desempenho no combate a Pandemia do COVID-19, pelo contrário, perdeu sua popularidade e prestígio. Suas atitudes e principalmente suas falas estão trazendo sérios problemas aos que cuidam de sua campanha à reeleição.
- A CAMPANHA PELO VOTO IMPRESSO: Apega-se a tese do voto impresso, que tem uma boa aceitação popular, inclusive sendo objeto de uma Proposta de Emenda Constitucional a PEC 135/2019 que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.
Já o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através de seu presidente Luis Barroso, em suas falas, contra argumenta: “O voto impresso sairia da mesma urna eletrônica que estaria sob suspeita. Portanto, quando se frauda o eletrônico, frauda-se também o impresso. É um paradoxo [duvidar do voto eletrônico, mas confiar no impresso].”, vamos ver no que vai dar.
- O PRESIDENTE E SUA FORMA DE SE EXPRESSAR: Assim se pronunciou o chefe do executivo nacional com relação à Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, do Senado Federal, ao ser solicitado a responder sobre a denúncia feita por um deputado, assim se pronunciou nosso presidente: “Caguei para a CPI. Não vou responder“, disse Bolsonaro em live, conforme foi publicado na mídia.
- O QUE AS PESQUISAS APONTAM COM RELAÇÃO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: As pesquisas do final de semana mostram que em qualquer cenário Bolsonaro, não se encontra em primeiro lugar, tanto no primeiro turno como num hipotético segundo turno, e neste sentido a luz de alerta ascendeu.
- OUTROS CANDIDATOS: Vemos um movimento de um grupo que quer passar a imagem de alternativo, isto é, tentando passar a imagem, distante tanto da atual forma de governo de Jair Bolsonaro bem como das administrações passadas do PT. Por outro lado as pesquisas apontam para um grande crescimento de LULA a presidência da república. Neste jogo estratégico de xadrez, teremos que aguardar os próximos lances. No momento atual despontam três correntes fortes a disputarem as próximas eleições à majoritária nacional.
Qual a sua opinião com relação à presidência da república?
Amanhã estaremos abordando os senários para senador, e na sequência para deputados federais, estaduais e governo do estado.
Fonte: Amauri Paulo Cervo/WEB TV Cidade MT