OPERAÇÃO ZIRCÔNIO Gaeco tenta desarticular ‘máfia’ do diploma falso em MT

Gaeco tenta desarticular ‘máfia’ do diploma falso em MT

Policiais do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) estão atrás de prender três empresários donos de três faculdades acusados de envolvimento na “máfia dos diplomas falsos”, que funcionavam como verdadeiras organizações criminosas nas vendas de diplomas falsos do ensino superior, pós graduação e históricos escolares.

Além das três prisões preventivas, o  Gaeco, um braço do Ministério Público Estadual (MPE), ainda busca dois mandados de busca e apreensão.

A “Operação Zircônia” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (8) tendo como objetivo cumprir cinco mandados judiciais, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da Capital.

O objetivo da “Operação Zircônia”, é  apurar para denunciar e prender uma organização criminosa de envolvimento criminosos em fraudes de diplomas, históricos escolares e certificados de cursos, todos falsos.

Segundo o MPE, a quadrilha é especializada em realizar e oferecer cursos, com emissão de diplomas, históricos escolares, certificados de conclusão de cursos de ensino superior sem a devida autorização do Ministério da Educação (MEC).

Os donos dessa três falsas faculdades – nomes ainda mantidos em sigilo -,  também serão investigados por crimes estelionato, falsificação e uso de documentos públicos

As três “faculdades” que estão sendo investigadas, segundo o Gaeco, já estão com as atividades suspensas por determinação judicial.

O QUÊ É ZIRCÔNIA – Zircônia é  uma pedra muito parecida com o diamante. A diferença entre as duas é difícil de ser identificada por pessoas que não são especialistas no assunto, a exemplo das instituições investigadas na operação.

Fonte:  TÉO GOMES/Diário de Cuiabá