PANDEMIA Mais de 150 pessoas tomaram vacina vencida, da AstraZeneca, em MT

Segundo registros oficiais, cerca de 26 mil doses da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios

Lote com 2 milhões de vacinas prontas da Oxford/Astrazeneca já está na Fiocruz

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina  AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Levantamento mostra que 158 pessoas de 20 municípios receberam doses vencidas de vacinas da Covid-19, em Mato Grosso. Os imunizantes com prazo expirado da Astrazeneca foram distribuídos para cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Rondonópolis e Poconé. A informação tem como base registros oficiais do Ministério da Saúde (MS) e foi divulgada, ontem (2), pela Folha de São Paulo.

Segundo o levantamento, Poconé (110 quilômetros ao Sul da Capital) foi a cidade mato-grossense com o maior número de doses vencidas aplicadas, um total de 40 unidades foram ministradas no PSF Cohab Nova. Várzea Grande e Jangada receberam 25 doses cada; Paranatinga 20 unidades; a Capital recebeu 19, e Castanheira 10 vacinas.

Os oito lotes vencidos são 4120Z001, com data de vencimento em 19 de março; 4120Z004 (vencimento 13 de abril); 4120Z005 (vencimento 14 de abril); CTMAV501 (30 de abril); CTMAV505 (31 de maio); CTMAV506 (31 de maio); CTMAV520 (31 de maio), e 4120Z025 (04 de junho). Quem tomou após a data de vencimento, deve procurar o posto de vacinação com sua carteira para registro do erro vacinal e receber orientações.

Seguindo orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, quem tomou o antígeno vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente, pois na prática é como se não tivesse se vacinado.

Procurada pela reportagem do DIÁRIO, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que encaminha as doses de vacina aos Escritórios Regionais e municípios em até 48 horas do recebimento da remessa e certifica que os imunobiológicos estão dentro do prazo de validade estipulado pelo fabricante. Contudo, o monitoramento da validade das vacinas deve ser realizado pelas gestões municipais, que também são responsáveis por elaborar estratégias para a imediata utilização das vacinas com prazos próximos do vencimento.

“A SES-MT ainda esclarece que existe a possibilidade de ter ocorrido o registro tardio da vacinação. Nestes casos, o sistema pode apontar uma data de aplicação diferente da data que o imunizante realmente foi aplicado”, frisou por meio de nota.

A Astrazeneca é o imunizante mais aplicado atualmente. Somente ontem (2), o Ministério da Saúde enviou 94.390 doses para a imunização dos grupos prioritários da campanha. Do total, 45.250 unidades da Astrazeneca e 49.140 da Pfizer.

Fonte: JOANICE DE DEUS/Diário de Cuiabá

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!