UMA ETERNA PENDÊNCIA EXIGE UMA BUSCA DE SOLUÇÃO DEFENITIVA
TITULAÇÃO DOS ASSENTAMENTOS DA GLEBA TRIÂNGULO E ANTÔNIO CONSELHEIRO UM SONHO EM BUSCA DE REALIDADE
Estamos assistindo, o governo do Estado desenvolvendo um belo trabalho de regularização fundiária, com entrega de títulos definitivos, em diversas localidades do Estado de Mato Grosso, isto é, entregando 7 mil novos títulos de propriedade (urbanos e rurais) no Estado, os documentos estão sendo entregues em todas as regiões.
Será que não é o momento, de buscar uma parceria, e auxílio junto ao governo do Estado, para tentar resolver um problema que se alonga por décadas em nosso município, como o caso da Gleba Triângulo e do Assentamento Antônio Conselheiro, entre outros.
Quem acompanhou, sabe da luta, da epopeia, que foi a abertura das localidades de Corta Vara 1, Corta Vara 2, Pedrinhas, Goianos, Mineiros, Triângulo, pois foram desbravadas e erguidas por estes heróis da agricultura familiar, nos idos da década de 70 e 80.
Após muitas demandas e com a intervenção do então Ministro Dante Martins de Oliveira[1] (1956 – 2006), que atuou no Ministério da Reforma de Desenvolvimento Agrário do presidente José Sarnei, pacificado o conflito, através do Decreto n° 96.629, da Presidência da República, publicado em 1988, foi feita a desapropriação dos 6.626, 41 hectares, da Gleba Triângulo de Tangará da Serra/MT.
Isto é, já se passaram mais de 33 anos e a maioria absoluta ainda não possui os títulos definitivos de onde residem por tantos anos.
Com relação ao Assentamento Antônio Conselheiro, que já foi considerado o maior assentamento da América do Sul, foi implantado no início dos anos 90, quando foram desapropriadas cerca de 38 mil hectares da Fazenda Tapirapuã, para assentar cerca de 900 famílias, que estão distribuídas em 63 agrovilas. Também, estão até hoje, sem os títulos definitivos.
A importância de união de esforços tanto da área federal, estadual e municipal de todas as autoridades constituídas para encontrar o caminho da entrega definitiva destes títulos agrários a todas estas famílias da Gleba Triângulo e do Assentamento Antônio Conselheiro, é um caminho a ser consolidado em prol destas famílias assentadas e do desenvolvimento de nosso município.
Fonte: Amauri Paulo Cervo/WEB TV Cidade MT
[1] Dante Martins de Oliveira em sua trajetória política foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Cuiabá, Ministro da Reforma e Desenvolvimento Agrário, e duas vezes governador do Estado de Mato Grosso, morrendo prematuramente em 2006, na campanha eleitoral para deputado federal novamente.