MÊS DE JUNHO PROFUSÃO DE FESTAS: SÃO JOÃO, SANTO ANTÔNIO E SÃO PEDRO, ASSIM ERA NOSSA VIDA!

As festas de São João e suas tradições que se encontram arraigadas no calendário do povo brasileiro, já, por dois anos só ficaram na lembrança.

Uma das mais tradicionais festas do calendário de nosso povo, as festas juninas, altamente difundidas no Brasil do Oiapoque ao Chuí, já por dois anos, em face a pandemia do coronavírus, não permitem que a alegria contagiante de pular a fogueira, das fascinantes quadrilhas, e se deliciar com as guloseimas  como pipoca, rapadura, maçã do amor, quentão, e outras iguarias, nos foram supridas radicalmente.

Em nossa cidade, eram famosas as festas promovidas nas nossas escolas, com a participação de toda a comunidade, onde vestidos à caráter iam além do professores, funcionários e alunos, além das tradicionais quadrilhas que abrilhantavam os eventos. E, o povo, na maioria, iam para prestigiar e se divertir. Também tinham oportunidade de encontrar velhos amigos e conhecidos, além de se deliciar com as quitutes preparadas e colocadas a venda aos visitantes.

Nesta mesma toada, em alguns lugares também ocorriam as festas em homenagem ao Santo casamenteiro o Santo Antônio, e as festas de São Pedro, todas comemoradas neste mês de junho, que hoje só ficam na saudade.

O mês de junho também é marcado no hemisfério sul pelo solstício de inverno que para a nossa região marca o dia mais curto do ano.

Mas a vida segue, e quem sobreviver contará para as próximas gerações, as experiências de enfrentar os dias sombrios desta pandemia que ceifou tantos amigos, e as festas tão populares que as suprimimos de nossos calendários nestes dias que tudo faremos para esquecer  ….

Fonte: Amauri Paulo Cervo/WEB TV Cidade MT

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!