Selton avalia como positivos os 3 anos que esteve à frente da Sinfra
Em entrevista ao jornal Diário da Serra, o secretário de Infraestrutura de Tanará da Serra, Selton Vieira, que cumpre nesta sexta-feira, 11, seu último dia a frente da Sinfra, avaliou como positivos os três anos que esteve à frente da pasta. Ele destacou as principais ações desenvolvidas no período.
REESTRUTURAÇÕES
“Fizemos grandes reestruturações, não só no quadro de colaboradores, na metodologia de trabalho, na aquisição de equipamentos, que antes não tínhamos para trabalhar nas áreas de atoleiro e areião. Hoje os caminhões tem dimensões maiores, tração nas quatro rodas. Estão cada vez mais adequados a infraestrutura. Foi se criando um norte, que dá agora uma possibilidade futura de trabalho muito superior, do que tínhamos no passado”, disse ele.
Essa reestruturação no canteiro de máquinas, segundo Selton, possibilitou a criação de equipes independentes para execução de obras na zona rural e na cidade. “Quando se estava trabalhando com asfalto na cidade, por exemplo, não tínhamos condições se fazer obras na zona rural e vice-versa. Agora, com essas adequações, já tem essa perspectiva de ter essas equipes independentes”, ponderou.
OBRAS
Além dessas reestruturações internas e de maquinário, Selton destaca, nestes três anos a frente da Infraestrutura, diversos trabalhos prestados ao município, com obras em parceria com outras secretarias, além dos trabalhos de competência da pasta. “São aproximadamente 20 departamentos dentro da Sinfra, desde rodoviária, aeroporto, cemitério, praças e jardins, o trânsito, as avenidas, as manutenções de drenagem de esgoto, de drenagem de águas pluviais, a manutenção de vias pavimentadas, a manutenção de vias não pavimentadas ainda dentro do município, a reforma estrutural de obras civis, a parte de iluminação pública, a parte elétrica da manutenção predial, a engenharia, o administrativo, compras interno. Então são aproximadamente 20 departamentos que se administra dentro da Sinfra e alguns com dimensões imensas, como a manutenção rural, onde muitas vezes temos equipes trabalhando em até 230 quilômetros longe do município. (…) Mas, além de todo esse trabalho contínuo, muito foi feito”, disse.
ASFALTO
Entre as obras executadas, o secretário destaca a pavimentação de importantes ruas e bairros, como a popular ‘Rua Ano que vem’, que dava acesso ao antigo Albergue, a pavimentação de quase todas as ruas do Monte Líbano, parte da Vila Goiânia e outros. “No acesso ao aeroporto, por exemplo, foram feitas muitas ações, que culminarão em pouco tempo em uma mega avenida, que terá ciclovia de quase um quilômetro e meio. Então os avanços são significativos. Claro que é com o dinheiro do cidadão, mas foi feita toda uma estruturação que vai gerar, a partir de agora, para quem assumir, tendo a disponibilidade de recursos, um volume de equipamentos, de infraestrutura superior aos anos anteriores, principalmente para manutenção de vias”, colocou.
PARQUE DA FAMÍLIA
Vieira ainda destacou outras grandes obras que deixará em andamento, como o Parque da Família e outras executadas sob a supervisão da Sinfra, como a construção do Cemitério Vertical, a pavimentação da Estrada 11, a iluminação pública da Lions Internacional e Avenida Inácio Bitencourt (esta última foi dada nesta quarta-feira a ordem de reinício da obra), entre outras. “Por tudo isso gostaríamos de agradecer a oportunidade de comandar a secretaria de Infraestrutura nestes quase três anos, assim como a todos os secretários pela parceria e os servidores”, relatou.
BURACOS
Neste período de chuva, a Secretaria de Infraestrutura é muito lembrada pelos munícipes, que reclamam do número de buracos, que tomaram contas das ruas de Tangará da Serra.
Para o secretário Selton Vieira, essa reclamação é normal neste período, especialmente neste ano, em que a chuva iniciou um pouco mais cedo, o que, segundo o secretário, impediu o trabalho de recuperação. Além disso, justifica Vieira, nos últimos cinco anos a malha viária aumentou em mais de 30% pavimentada, porém a estrutura na Secretaria ficou a mesma. “Mas a população pode ficar tranquila que já temos três equipes nas ruas trabalhando na recuperação das vias. Uma em cada região”.
Mas, lembra Selton, com a reestruturação do setor, a partir do mês de maio o município terá uma equipe somente para recapeamento da malha viária. “Os lugares que forem recapeados, na metodologia que será feito, muito provavelmente terão muitos anos sem necessidade de manutenção”.
Fonte: Diário da Serra