TRÊS CIDADES: No interior, prefeitos decretam lockdown para conter Covid: “já perdemos amigos”
Com o aumento de casos de Covid-19, prefeitos de três municípios no interior do estado publicaram decreto unificado com medidas para conter a circulação de pessoas durante quatro dias. As restrições começaram no feriado de Corpus Christi na quinta (3) com a proibição de venda de bebidas alcoólicas até ás 5h de segunda (7). Já no domingo (6) terá lockdown e só podem abrir farmácias, postos de gasolina e padarias (que devem fechar 11h).
Prefeito de Nortelândia aderiu ao decreto em conjunto com cidades vizinhas
Os decretos unificados foram assinados pelos prefeitos de Nortelândia, Zema Fernandes, e Arenápolis, Éder Marquis, e Nova Marilândia, Jefferson Souto. Eles justificam que a proximidade entre os municípios demanda que as decisões para conter o avanço da contaminação sejam pensadas em conjunto.
Segundo o prefeito de Arenápolis, o número de casos tem aumentado e afirma estar preocupado com o número de mortes. Assim, “para evitar neste feriadão as aglomerações, principal responsável pelo crescimento dos números, decidimos tomar as medidas”
“Temos perdido grandes amigos, e um feriadão como este certamente redundaria em muitas aglomerações, por isso a lei seca e o lockdown, visando evita-las. Nosso objetivo é preservar vidas”, explica.
No mesmo sentido, o prefeito de Nortelândia, Zema Fernandes, destacou que a fiscalização será intensa nos municípios, e os infratores flagrados descumprindo o decreto serão multados.
“Infelizmente se deixarmos apenas pela população, não conseguiremos sensibiliza-los ao ponto de evitarem as festinhas e aglomerações, e proibindo a venda de bebidas alcoólicas com o lockdown no domingo, acreditamos na redução da propagação da doença”, lamentou.
A decisão é de proibir a venda de bebidas alcoólicas em mercados, armazéns, lanchonetes, bares e congêneres, mesmo na modalidade delivery.
Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quinta (3), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou a confirmação de 1.771 novos casos da infecção. Desde o início da pandemia já foram mais de 413,2 mil casos e um total de 11.058 mortos.
Fonte: Andhressa Barboza/RD News/WEB TV Cidade MT