CICLOVIAS UM SONHO PARA NOSSA CIDADE

Cada bicicleta representa um carro a menos, melhorando o trânsito, reduzindo a poluição ambiental e estimulando uma atividade física saudável.

Importância das ciclovias

 

Em nossa cidade, os usuários de bicicletas estão crescendo exponencialmente, em função de ser meio de transporte, de passeio e como um forma de exercício físico, que pode promover um importante estímulo cardiovascular, diminuindo a pressão arterial, melhorando a saúde do coração.

Uma Ciclovia é um espaço utilizado por pessoas que utilizam este meio de transporte diariamente, ou apenas aos finais de semana. Mas não temos ciclovias necessárias para tanto, em que pese já termos 45 anos de existência como munícipio.

O uso de ciclovias não é recente no mundo.  A primeira ciclovia nos Estados Unidos remonta a 1894 no Brookliyn, já a segunda que se tem conhecimento foi na Holanda, em Brabant, em 1896, e foi criada ao lado e uma via principal (para carros).

A importância das ciclovias estão crescendo em todo mundo, tanto que na Europa estão trabalhando em um projeto denominado Cicloturismo EuroVelo, que é a rede Eurpopéia de Ciclovias, com o intuito de desenvolver rotas que cruzam o continente Europeu.

Agora, em Tangará da Serra, temos a possibilidade de trabalharmos mais à fundo para a construção de algumas ciclovias em nossa cidade. Temos um grande instrumento para assegurar isto, que é o Plano Plurianual (PPA), que o executivo encaminha para ser aprovado pela Câmara Municipal, e terá validade para os próximos 4 anos, isto é, de 2022 a 2026.

Para tanto, temos que nos articular, além do grupo de professores e acadêmicos da UNEMAT que levantam a bandeira para a construção de uma ciclovia da cidade até a Universidade Estadual, temos que arregimentar todos os grupos ciclistas para assegurar um projeto de implantação de ciclovias no PPA, em nossa cidade.

Temos que levar em conta, que além da segurança, a redução de acidentes, a preservação de vidas com a implantação de ciclovias. Cada bicicleta representa um carro a menos, melhorando o trânsito, reduzindo a poluição ambiental e estimulando uma atividade física saudável, com melhora da qualidade de vida, bem como ser boa para o comércio.

Por tudo isso é hora de trabalharmos para assegurar os projetos para construção de ciclovias em Tangará da Serra.

Fonte: Amauri Paulo Cervo/WEB TV Cidade MT