Conheça o Pix e saiba como essa novidade pode ser útil para sua empresa.
Novo sistema permitirá pagar e receber de forma instantânea, mesmo em transações entre diferentes instituições financeiras.
Quantas vezes você questionou a demora para o dinheiro “cair na conta”, seja na hora de receber ou fazer pagamentos? E a espera após transferências entre diferentes instituições financeiras? Se você se identifica com essas situações e quer uma solução mais rápida – especialmente para sua empresa – precisa conhecer o Pix. O novo serviço, desenvolvido pelo Banco Central, permitirá que essas transações ocorram de forma instantânea.
Anunciado em fevereiro, o Pix entra em operação dia 16 de novembro, com uma série de facilidades. O usuário poderá receber, pagar e transferir a qualquer hora, e todo o processo será concluído em poucos segundos – gratuitamente para pessoa física ou com custo diferenciado para Pessoa Jurídica.
A agilidade é justamente uma das principais vantagens: os pagamentos através do Pix serão em tempo real, mesmo entre instituições diferentes, e poderão ser feitos 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Ou seja: nada de aguardar horas ou esperar pelo primeiro dia útil seguinte para a compensação.
Para utilizar o Pix, é necessário fazer o cadastro das chaves Pix (CNPJ, número de celular, e-mail da empresa e/ou chave aleatória) e informá-las para quem vai fazer o pagamento. O mesmo vale caso queira fazer uma transferência: basta ter a chave de quem vai receber.
Outra forma de receber pagamentos com o Pix é por QR Codes. Pelo sistema, você poderá criar esses códigos e oferecer essa forma de pagamento, que poderá ser feito de forma simples e rápida – a leitura pode ser realizada pela câmera do smartphone.
O Banco Central aponta uma série de benefícios, para pagadores e recebedores. Para quem paga, por exemplo, a ferramenta será simples e prática. Aos recebedores, uma das principais vantagens é a disponibilização imediata, o que tende a reduzir a necessidade de crédito.
Fonte: Jornal Globo/WEB TV Cidade MT