NOVOS TEMPOS, NOVAS PERSPECTIVAS, QUAL O CAMINHO?
Desde 2020 o mundo, ao que tudo indica, não é mais o mesmo, e de acordo com alguns especialistas, parece que estaremos convivendo por um longo tempo com a pandemia da COVID-19.
Há um consenso quase que global que a vacinação é a melhor alternativa. E, de acordo com os estudos cada paciente pode desenvolver mais ou menos proteção, e novas variantes recém-identificadas do coronavírus também estão aprendendo a driblar o sistema imune de algumas pessoas, permitindo que sejam reinfectadas pelo coronavírus.
Ainda não se sabe, por exemplo, por quanto tempo dura a imunidade oferecida pelas vacinas ou se as novas variantes do coronavírus, que têm surgido ao redor do mundo, serão resistentes à imunização.
De acordo com estudos realizados demonstram conforme afirmou o virologista Julian Tang, da Universidade de Leicester, no Reino Unido que “É difícil dizer por quanto tempo a imunidade pode durar (após a vacina), porque acabamos de começar a vacinação. Isso pode variar de acordo com cada paciente e conforme cada tipo de imunizante. Mas, talvez, possa durar de seis a 12 meses”.
Já mais otimista Andrew Badley, professor de medicina molecular da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, de forma mais esperançosa declarou que “Estou confiante de que os efeitos da vacinação e da imunidade podem durar vários anos”.
Incertezas após vacinação geram questionamentos sobre a volta ao “antigo normal”, pois o aparecimento de novas variantes a cada instante, deixam no ar um ponto de interrogação, sobre qual será o próximo passo para neutralizar estas cepas variantes. Será que da mesma forma da influenza (gripe), teremos que nos imunizar todos os anos? O tempo nos dará a resposta.
Fonte: Amauri Paulo Cervo/WEB TV Cidade MT