DIFICULDADES, ACERTOS E PERCALÇOS DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Nestes tempos de pandemia, com tantas turbulências, que impactam no dia a dia, a gestão pública a cada instante tem que tomar decisões que de uma forma ou outra condicionam a sociedade a viver com maiores ou menores restrições.
De um lado, a necessidade de permitir a volta, a normalidade das atividades, afim de que não haja mais desemprego, e fechamento de empresas, de comércios, de indústrias.
De outro, a vida humana a ser protegida, com restrições de circulação, de atividades, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) do Ministério da Saúde, de Secretaria Estadual de Saúde.
No meio de todo este contexto, com sabedoria e discernimento o gestor público, em que pese, ter um conselho de pessoas altamente técnicas a orientar, de seus secretários e seu staff, a decisão final é sua.
Assistimos a poucos dias, o Secretário Municipal de Educação tomar uma atitude, determinando do retorno às aulas, que foi contestada pelos sindicados de educadores, e hoje, com sabedoria, suspender o atendimento às aulas presenciais em todos os centros de ensino municipais até o dia 4 de junho de 2021, pois como nos ensinou o grande Presidente que construiu Brasília, Juscelino Kubitschek “Volto atrás sim. Com o erro não há compromisso”.
Esta medida é coerente com o momento que estamos vivendo em nosso município, pela classificação de alto risco de contaminação pela COVID-19, bem como do aumento no número de casos suspeitos e confirmados, pelos 100% de ocupação UTIs públicas, e elevado percentual também das UTIs privadas.
Diziam os sábios “errar é humano, permanecer no erro é burrice”, parabéns pela inteligência de entender o grave no momento que estamos passando, e retroceder em prol da vida.
“Se o sujeito muda as suas opiniões, adaptando-se àquilo que é a vida se recupera, o sucesso avança, porque somos um projeto do megaorgasmo da vida para a alegria.” (Antônio Meneghetti, In: “Os jovens e a ética ôntica”, (2013, p. 37).
Fonte: Amauri Paulo Cervo/WEB TV Cidade MT