QUANTOS TANGARAENSES EVOLUÍRAM A ÓBITO NO SETOR PÚBLICO E QUANTOS NO SETOR PRIVADO?
Temos atualmente, no combate a esta pandemia da COVID-19, 13 leitos de UTIs públicas destinadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Tangará da Serra, enquanto o sistema privado destina 20 leitos de UTIs.
No Boletim Epidemiológico CORONAVÍRUS, emitido pela Prefeitura Municipal, na data de ontem (27/05/20210) encontra-se registrado, que 274 pacientes com COVID evoluíram a óbito, um número elevadíssimo. Bem como mostrando neste mesmo boletim relata que a situação de risco de nosso município é MUITO ALTO.
Com estes dados, fica uma pergunta.
QUANTOS ÓBITOS OCORRERAM NO HOSPITAL PÚBLICO DE TANGARÁ DA SERRA, ISTO É, DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, QUANTOS VIERAM A ÓBITO?
QUANTOS ÓBITOS OCORRERAM DE MORADORES DE TANGARÁ DA SERRA NO SISTEMA PRIVADO.
É público e notório que Hospital privado não se restringe a atendimentos somente de pessoas de nosso município que são internadas por COVID-19, e sim de todo estado. Como também é público e notório que as UTIs de nosso Hospital Municipal são destinadas exclusivamente para usuários do SUS de nosso município.
É necessário que a sociedade tome conhecimento destes dedos, pois os mesmos existem e são públicos. Quantos pacientes evoluíram a óbito pelo SUS e quantos pacientes atendidos pelo sistema privado evoluíram a óbito, sabendo que temos 13 leitos de UTIs pelo Sistema Público e 20 leitos de UTIs pelo Sistema Privado.
Desta forma, poderemos ter um parâmetro da eficiência dos atendimentos tanto pelo SUS em nosso município, bem como pelo sistema privado.
A pergunta fica no ar, mesmo sabendo da existência de muitas variáveis para mensurar a eficiência dos tratamentos e no que resultou estas perdas de vidas, é necessário que estes dados venham à tona, pois são preciosas vidas humanas de tangaraenses que estão sendo perdidas nesta pandemia.
Com a palavra o setor de estatística em epidemiologia, para esclarecer quantos moradores de Tangará da Serra vieram a óbito no atendimento pelo SUS, e quantos pelo sistema privado. Pois, com estes dados, a sociedade como um todo poderá cobrar, por maiores recursos a serem destinados para salvar valiosas vidas humanas.
Fonte: Amauri Paulo Cervo/WEB TV Cidade MT