Com mais de 40 cachoeiras, Tesouro quer ser a “Chapada” da Região Sul
Com uma cachoeira para cada 75 habitantes, a cidade de Tesouro (366 km de Cuiabá) desponta para ser um polo turístico da Região Sul, perto Rondonópolis, cerca de 150 km. O prefeito João Isaack Moreira, o Isaack (PSB), ambiciona alçar Tesouro à “Chapada” da região. Ele compara o potencial das belezas naturais do local com o complexo de cachoeiras de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá).
“Somos um município pequeno, com uma economia que ainda depende muito do serviço público o que leva a uma arrecadação baixa. Mas estamos nos articulando para dar mais estrutura e atrair visitantes”, disse o prefeito em entrevista ao RD News.
Ele conta que o projeto já andou e a Prefeitura está acertando os últimos detalhes para contratar uma empresa que fará o inventário turístico. Este é o primeiro passo para saber qual a dimensão e o que pode ser explorado pela atividade.
A estimativa é que o município com 3.824 habitantes tenha mais de 50 cachoeiras, entre as já conhecidas. A partir do inventário, será elaborado um Plano Diretor que vai permitir levar projetos para conseguir recursos estaduais. O maior desafio está no comércio local.
“Hoje, quem vai até Tesouro, acaba levando tudo de sua cidade, bebida, mantimentos e não tem uma garantia de que vá encontrar o que precisa lá. Queremos incentivar o comércio a atender o turismo e fazer o turista se sentir bem”, explica.
Isaack está em seu primeiro mandato na administração pública e assumiu na sucessão de um grupo político que este nos últimos 24 anos à frente da Prefeitura. Eleito com apenas 39 votos de vantagem, ele afirma que as questões políticas estão pacificadas e que tem buscado dialogar com todos. Mas admite que a oposição está olho, o que considera bom, já que mostra a preocupação com as melhorias para a cidade.