HOSPITAIS PÚBLICOS REFORMAS, CONSTRUÇÕES; POLÍTICAS PÚBLICAS E O GOVERNO DO ESTADO
O lado positivo do atual governo Mauro Mendes, é uma série de compromissos de repasse de recursos para a reforma de hospitais, como por exemplo de Barra do Bugres, de Nortelândia, bem como para a construção de Hospitais Regionais como o caso de Tangará da Serra e de Juína, que é algo benéfico e promissor, merece nossos aplausos.
Por outro lado, não podemos esquecer que a nossa Lei Maior assegura, esclarece, e determina no seu artigo 196 que: “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante politicas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Com isso, queremos lembrar que a promessa da construção do Hospital Regional em Tangará da Serra, não exime que o Governo do Estado de Mato Grosso cumpra com seu dever constitucional de responsabilidade, com respeito a media e alta complexidade.
São centenas, para não dizer milhares de usuários do SUS, de Tangará da Serra e região na fila de espera, para terem seus problemas resolvidos com relação a cirurgias e outras demandas de média e alta complexidade.
É algo que merece um olhar do governo do Estado para a nossa região de imediato, pois o não atendimento implica em complicações para estes usuários do SUS, e em muitos casos perdas de vidas preciosas, por falta de um atendimento imediato para a solução de seus casos.
Neste sentido, é necessário que nosso executivo e legislativo, tomem providências para as soluções adequadas aos usuários do SUS de nosso município, sem eximir as ações de nosso representante no parlamento estadual.
São vidas humanas que estão em jogo.