A misteriosa cidade submarina no Japão
Nas profundezas da costa das Ilhas Ryukyu, uma formação rochosa em forma de pirâmide intriga mergulhadores e geólogos desde sua descoberta em 1987.
Em 1987, um mergulhador que explorava a costa das Ilhas Ryukyu, no sul do Japão, fez uma descoberta surpreendente.
A 25 metros abaixo da superfície, ele avistou uma série de degraus esculpidos quase à perfeição.
“Sabe aquela sensação de arrepio? Meu cabelo ficou em pé, foi avassalador”, relembra Kihachiro Aratake, que estava à procura de um ponto de mergulho quando se deparou por acaso com a estrutura em local próximo à ilha Yonaguni, que faz parte do arquipélago.
Conhecida hoje como Monumento Yonaguni, esta estrutura gigantesca de 50 metros de comprimento por 20 metros de largura, que lembra uma pirâmide retangular, é uma das formações subaquáticas mais intrigantes do mundo.
“Fiquei muito emocionado quando encontrei”, diz. “Sabia que se tornaria um tesouro da ilha Yonaguni.”
Depois que Aratake descobriu a estrutura, um grupo de cientistas liderado pelo geólogo Masaaki Kimura, da Universidade de Ryukyu, no Japão, começou a pesquisar a misteriosa formação rochosa submersa.
Acredita-se que tenha mais de 10 mil anos. Mas sua origem divide opiniões.
“Acho que é muito difícil explicar sua origem como sendo puramente natural, por causa da vasta evidência da influência do homem nas estruturas”, diz Kimura.
Nessa linha, há quem acredite que a estrutura seja o resquício de uma civilização perdida há muito tempo no Pacífico, possivelmente construída pelo povo pré-histórico Jomon do Japão, que habitava essas ilhas por volta de 12.000 a.C.
Não é à toa que foi apelidada de “Atlântida do Japão”.
Fonte: Naotomo Umewaka e Yasmin El-Beih/BBC/WEB TV Cidade MT