É UM VERDADEIRO JOGO DE XADREZ QUE SÓ SE VENCE COM INTELIGÊNCIA, CAPACIDADE E COMPETÊNCIA
Enquanto muitos municípios estão conseguindo vencer a pandemia, Tangará da Serra toma medidas restritivas, que o gestor considera necessárias, no combate a Covid-19.
No estado, o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo alerta sobre a possibilidade de uma terceira onda da pandemia e acredita que os efeitos começarão a ser sentidos nos hospitais daqui a 15 ou 20 dias.
Neste sábado, o Ministro da Saúde em entrevista coletiva alertou que uma nova cepa indiana já chegou ao Brasil, apesar de todas as medidas preventivas tomadas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cepa indiana é mais transmissível que o vírus original e o classifica como uma preocupação mundial. Face a tudo isto, como disse o Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, falando sobre esta terceira onda, alertou, “poderemos ter mares de lágrimas nos próximos dias”.
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foram 29 confirmações de mortes por Covid-19 neste domingo (23). A lotação das UTIs voltou a subir e chegou a 86%, durante a semana estava em 80%. Em ao menos 7 hospitais do interior, não há mais vagas para pacientes graves com a doença, entre os quais o nosso hospital municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito, e em outros 6 hospitais no Estado se encontram com lotação acima de 90%.
Neste cenário, um jogo de xadrez, que exige inteligência capacidade e competência por parte dos gestores públicos, e mais do que nunca é necessário, independente de quem já tomou à primeira ou as duas doses, adotarmos todos os cuidados e as medidas preventivas e de assepsia e distanciamento social recomendadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.