24 MIL NA FILA DE ESPERA Cuiabá vai retomar as cirurgias eletivas suspensas pela pandemia

De forma gradativa, Cuiabá retoma, nesta semana, as cirurgias eletivas que estavam suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Na fila, estão 24.807 pacientes que esperam por um procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os principais, estão colecistoctomia, hernioplastia inguinal, amigdalectomia com adenoidectomia, tratamento cirúrgico de varizes bilateral e de vasectomia.

Do total, pouco mais de 9,9 mil pessoas são da Capital e o restante do interior de Mato Grosso.

As cirurgias eletivas são intervenções classificadas como de baixa ou média complexidade, sem risco de morte para os pacientes.

Nesses casos, o paciente, já com a indicação médica de necessidade da cirurgia, recebe alta e volta para casa para aguardar uma nova data para a operação.

Já outros procedimentos em áreas como cardiologia, urologia, oftalmologia, oncologia e nefrologia não teriam sido afetados com a suspensão prevista em decreto municipal.

Agora, com base nas mudanças do contexto epidemiológico da Covid-19 e da capacidade de assistência hospitalar, as cirurgias eletivas serão reagendadas priorizando a classificação de risco de cada paciente.

“A gente trabalha pela fila cronológica. Mas, o médico regulador que avalia o clínico do paciente, o que é necessário porque às vezes o pedido não é antigo, mas o quadro clínico é mais grave. Então, a gente analisa o quadro clínico do paciente para avaliar qual iniciará o tratamento”, disse Luzinete Siqueira, da Central de Regulação de Cuiabá.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (65) 3614-5518.

A retomada dos serviços eletivos leva em consideração os indicativos de melhora da pandemia do novo coronavírus, que causa a doença.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) apontam, por exemplo, que a taxa de ocupação em leitos de Uidades de Terapia Intensiva (UTIs) para a doença estava em 77,25% até a tarde de quarta-feira (19) e em 36% para enfermarias.

Já no Hospital e Pronto-Socorro e no São Benedito, ambos em Cuiabá, os percentuais eram de 60,32% e 56%, respectivamente.

No Estado, já são 388,2 mil casos confirmados e 10.548 óbitos decorrentes da Covid-19. Do total, 82.316 infectados são da Capital.

Fonte: JOANICE DE DEUS Da Reportagem DIÁRIO DE CUIABÁ/ WEB TV Cidade/MT

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!