A Mente é Maravilhosa – Como ser emocionalmente forte?

“Forte é quem conquista os outros, mas poderoso é aquele que é capaz de conquistar a si mesmo” – Lao-Tse.

É isso, ser emocionalmente forte está totalmente relacionado ao autoconhecimento. A resistência, capacidade de enfrentar altos e baixos, ter uma mente flexível capaz de se reinventar, de assumir desafios com confiança e com resolução corajosa, são características de pessoas com força emocional.

Mas o principal é saber o que se deseja, pois a força emocional dá recursos psicológicos adequados para que se enfrente qualquer desafio.

E para te ajudar a alcançar essa força emocional, trouxemos 7 dicas:

1. Autoconsciência: 20 minutos de reflexão pessoal por dia

Algo que precisamos para ser emocionalmente mais fortes é aprender a nos distanciar de tudo ao nosso redor e assim sermos capazes de reconhecer nossas necessidades, entrando em nossos labirintos mais profundos e percebendo claramente o que nos incomoda, o que nos preocupa e como certas coisas nos afetam.

2. Aceitar as emoções negativas

O mundo quis sempre nos convencer que devemos ser sempre felizes. E isso nos faz ter uma relação de repulsa com os sentimentos negativos, como tristeza, raiva ou frustração. Esses sentimentos costumam nos bloquear. Mas aqueles que são emocionalmente fortes aceitam os sentimentos negativos e tem autocontrole para administrar e enfrentar as adversidades com serenidade.

3. Entender que os obstáculos não são muros, são desafios

Os recursos psicológicos que teremos que desenvolver para ser emocionalmente fortes nem sempre são fáceis ou rápidos de assumir. Uma terceira estratégia que pode ser útil é dar um significado diferente aos obstáculos. Fale sobre eles, como se fossem desafios e não becos sem saída ou ameaças.

Às vezes, o que a princípio parece ser um fim, nada mais é do que um convite direto para criar algo novo, para cruzar uma fronteira que nos traga novas oportunidades.

4. Em vez de atenção externa, exigir respeito

Ter a necessidade da aprovação do outro a todo tempo, não lhe ajuda a ter força emocional. Essa prática nos impede de ser emocionalmente mais fortes. O que precisamos não é de atenção, é de respeito, o mesmo que oferecemos aos outros para que, assim, todos nós avancemos livres, pessoas que não precisem dos outros para lhes dizer o que fazer ou como se mostrar.

5. Lembre-se, a mudança faz parte da vida

Algo que caracteriza pessoas emocionalmente fortes é o entusiasmo. A personalidade entusiasta tem uma força interior que o encoraja a superar, a encontrar novos desafios com os quais crescer, a encontrar aquele impulso com o qual deixar para trás ambientes tóxicos, pessoas que não contribuem e fazem mal.

A mudança faz parte da vida, e o que estagna, o que fica parado e preso, acaba estragando, acaba perdendo aquele entusiasmo maravilhoso.

Lembre-se, portanto, do valor da mudança e da necessidade de nos renovarmos a cada poucos anos para sermos mais fortes em todos os sentidos.

6. Aprenda a agradecer

Pode parecer, à primeira vista, algo ingênuo ou mesmo não científico, mas na realidade o ato de dar graças todos os dias pelo que foi alcançado, pelo que se tem, pelo que se é e o rodeia, é na verdade um exercício altamente saudável. .

Vamos tentar manter um diário de gratidão, um caderno onde possamos reconhecer todos os aspectos positivos que nos caracterizam, que nos cercam e que de alguma forma devem proporcionar motivação e segurança a cada momento.

7. O melhor dia para conquistar seus sonhos é sempre hoje

Ser emocionalmente mais forte também significa ser capaz de lutar pelo que queremos sem medo, sem inseguranças, sem ter que adiar para amanhã as necessidades que temos hoje. No entanto, “algum dia” nunca aparece no calendário. Nós deixamos o tempo passar e a vida nos escapa através dos tubos de indecisão ou medo. Vale a pena? Claro que não. Portanto, vamos combinar confiança, autoestima, determinação e algumas gotas de coragem para subir nossos sonhos, para defender nossas próprias necessidades.

Para concluir, ser emocionalmente mais forte é uma tarefa que nunca termina realmente. É uma tarefa diária, é um tendão psíquico para cuidar e se exercitar em cada desafio, para aplicar em cada adversidade e em cada sonho. É um ato de autoconfiança em que entender que a felicidade é trabalhada, que o bem-estar é cultivado com amor e amor-próprio.

PORTAL MUDE/WEB TV CIDADE MT