O QUE VALE MAIS A VIDA OU O DIREITO AUTORAL

A QUEBRA DE PATENTES, OS PÓS E OS CONTRAS – Estamos assistindo no mundo inteiro, inclusive na Índia que é o maior produtor mundial de vacinas conta a COVID-19, a escalada vertiginosa, que, está batendo dia após dia recordes de mortes diárias. É avassaladora esta pandemia, e muitos países gostariam de produzir as vacinas, mas enfrentam o sério problema da quebra das patentes das vacinas.

Num passado recente, o Brasil se destacou mundialmente por possuir um programa de acesso universal à medicamentos para as pessoas que conviviam com HIV/AIDS. E, isto ocorreu pelo fato de nosso país ter a coragem de quebrar as patentes destes medicamentos, priorizando os direitos humanos, frente aos direitos comerciais de grandes laboratórios.

Esta discussão volta à tona com a pandemia da COVI-19. Inicialmente tanto o Brasil como os Estados Unidos (EUA) tinham uma posição contrária à quebra de patente das vacinas, mas como os americanos anunciarem que mudaram de posição e decidiram apoiar a quebra de patente.

O Brasil através do Ministro das Relações Exteriores, reafirmou que a postura do Brasil era contrária à quebra de patentes de vacinas contra a COVID-19 na Organização Mundial do Comércio (OMC), mas não fixa e imutável. “Temos sempre o direito de mudar de opinião.” disse nosso ministro dar Relações Exteriores, Carlos Alberto de Franco França. Demonstrando que com a mudança de posição dos EUA o Brasil, também pode apoiar esta medida em defesa da vida.

O Filósofo mais estudado da modernidade Immanuel Kant (1.724 – 1.804) nos deixou este legado: “O SÁBIO PODE MUDAR DE OPINIÃO. O IGNORANTE NUNCA”.

O que vale mais a vida ou o direito autoral? Qual a sua opinião?

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!