É TEMPO DE REFLEXÕES
OS SEMÁFOROS EM FRENTE ÀS ESCOLAS DE TRANGARÁ DA SERRA: Palco de muitos acidentes, face ao funcionamento destes semáforos, em especial nestes tempos de pandemia, em frente as escolas que se encontram fechadas, para o atendimento presencial dos alunos. Estes semáforos, com tempos cronometrados para a passagem dos estudantes e transeuntes, que em função da pandemia, são utilizados minimamente para a travessia de pedestres, o que leva erroneamente a muitos motoristas desrespeitarem, avançando mesmo estando o sinal vermelho, e consequentemente ocorrendo acidentes, inclusive com consequências desastrosas.
A implantação de um novo dispositivo, com botoeiras, onde o pedestre aciona o sinal, e somente quando estiver na cor verde o mesmo pode ultrapassar a rua, possivelmente vai melhorar o transito e, diminuir o risco de acidentes, claro se houver uma ampla orientação, conscientização e, educação dos motoristas, para esta nova modalidade em frente as escolas. Inclusive no início, é de bom alvitre, a presença dos guardas municipais, para melhor orientar os pedestres e os motoristas.
Lendo a matéria, sobre a colocação dos dispositivos, me veio alguns questionamentos e ponderações, no sentido de termos paulatinamente mais sistemas para facilitar a correta utilização dos mesmos e, com cada vez mais segurança. O trânsito tem ceifado muitas vidas. Podemos levantar algumas elucubrações neste sentido, vocês não acham?
Na tua opinião é uma atitude coerente da administração municipal? Qual sua sugestão?
ARTICULAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS E BENÉFICAS – Já fazem mais de 90 dias, que as atuais administrações municipais assumiram em todo o Brasil o comando dos municípios e, necessariamente, além de administrar o município, elaborar projetos, bem como o Plano Plurianual – PPA, que deve ser encaminhado ao parlamento municipal, tem uma importância muito grande a busca de aportes financeiros da União, do Estado, bem como a busca de investidores privados, para a geração de empregos e renda no município e novos investimentos no setor público.
É hora do gestor e seu núcleo político, estreitarem as conversas com os senadores, os deputados federais e estaduais, para carimbar as emendas parlamentares para o município, para os projetos de desenvolvimento para o próximo ano.
Afinal, mesmo com a pandemia a vida segue e, logo logo, os parlamentares à nível federal (senadores e deputados federais), bem como os deputados estaduais estarão rubricando emendas, de caráter impositivo. Razão pela qual o gestor municipal tem que estar bem articulado, com estas forças políticas nos parlamentos para que, os municípios possam ser contemplados com estas emendas.