REFLEXÕES DE INÍCIO DE MÊS
AS CONTRIBUIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DOS MUNICÍPIOS – AMM AOS MUNICÍPIOS: Atualizando as leituras, verificamos que Aripuanã/MT, município com população estimada pelo IBGE em 22.714 habitantes, possui 17 projetos em andamento na AMM, como ressaltou a prefeita daquele município Seluir Peixer: ”Além de contar com conhecimento técnico especializado, gera economicidade a gestão, pois na Central de Projetos temos muitos projetos em andamento, são engenheiros, arquitetos e toda equipe empenhada para a execução de cada um”.
E, Tangará da Serra que possui uma população estimada pelo IBGE de 105.711 pessoas, isto é, proporcionalmente temos quase cinco vezes mais habitantes do que Aripuanã, quantos projetos temos hoje, estão sendo elaborados pela AMM que possui uma equipe técnica de alta qualidade.
Pertencemos a AMM e, o município paga mensalmente a mesma para receber também estas contribuições. O questionamento é como estamos na AMM? Estamos utilizando da melhor forma esta “ferramenta”, que é paga com nossos recursos ou, nem sabemos para que serve, mas está sendo pago! Questionamentos que nos deixa com algumas reflexões quanto cidadão!
REPASSE DO GOVERNO ESTADUAL PARA CUSTEIO DAS UTIs COVID-19 CONTEMPLANDO 13 CIDADES – O gestor estadual Mauro Mendes determinou o repasse de RS 30.945.600 pra o custeio dos leitos de UTIs. Treze municípios forma contemplados, entre os quais não se encontra a cidade de Tangará da Serra.
O interessante de tudo isto é que pessoas de outras cidades, sabendo da qualidade de nosso hospital municipal, indubitavelmente o melhor do estado, ao se encontrarem doentes, se dirigem ao nosso município, e como no Sistema Único de Saúde – SUS, não se pode negar atendimento, são internadas e atendidas por nosso município, mas em contrapartida não recebemos nada do Estado. É necessário que o gestor municipal busque forma de implantação imediata do Hospital Regional!
Nossa região está totalmente desprotegida neste sentido, pois o hospital de Barra do Bugres, de acordo com seu gestor, volta a funcionar, mas como hospital daquele município.
E, você o que achas, temos ou não que ter um hospital regional em Tangará da Serra para atender nossa demanda e a demanda regional?
UMA LUZ NO FINAL DO TUNEL – Com o anúncio (31/03/2021), da compra de 1,2 milhões de doses pelo governo do estado, um alento de esperança por melhores dias começa a surgir no horizonte. Mas, como cidadãos, não podemos “baixar a guarda”, os protocolos de combate a COVID-19 devem continuar, até que estas vacinas não cheguem. Temos que manter o distanciamento social, a lavagem constante de nossas mãos, o uso de máscaras, o uso de álcool com gel para higienizar nossas mãos, o uso de máscaras, o uso de álcool com gel, entre outras práticas adotadas e preconizadas pela Organização Mundial de Saúde. Te cuida amigo (a), vacina já!