MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO E A NOSTALGIA
DADOS REAIS DA PANDEMIA – O Brasil hoje, de acordo com as publicações na mídia, está respondendo por 30% das mortes diárias, em que pese ter somente 3% da população mundial. É um índice alarmante, mas, com a possibilidade de uma vacinação mais consistente, e, se cada um de nós fizer a nossa parte de prevenção e cuidados redobrados, existe esperança de dias melhores pela frente. Ganharemos esta batalha.
NOSTALGIA – Porque hoje é sábado, BATEU UMA NOSTALGIA, ela chegou de mansinho, trazendo lembranças, do início desta bela e prazerosa cidade que tanto nos identificamos Tangará da Serra. Na década de 70 e 80 o FUTEBOL DE CAMPO era a grande paixão de nosso povo, onde toda a cidade se reunia, eram os homens as mulheres as crianças, milhares ao redor dos campos de puro saibro, não tinha grama, não. Cada tombo de um atleta era uma “ralada” na certa.
Tínhamos o campo da baixada, onde os principais times União e Independente, de Lauro da Exatoria do Saudoso Silvinho, que nos deixou para ir morar com Deus à poucos meses, do jovem Zé Valter na época, hoje procurador da República em Florianópolis, do saudoso Veio e tantos outros.
Mas, tínhamos outros times como o Canarinho, o Operário, depois, surgiu o grande LITRÃO. Tinha o forte time da Vila Alta, o da Vila Esmeralda comandada pelo MILTÃO fazia questão que seu time fosse chamado carinhosamente de “MACACA”, o Vasquinho da Vila Horizonte e outros.
A ZONA RURAL ERA FORTÍSSIMA, se destacavam os times, do Pé de Galinha, famoso pelos torneios que realizava, o time da 12, da 11, o time do Bezerro Vermelho, do Bandeirantes, da Água Branca, do São Joaquim, do Sol nascente, do Progresso, do São José também famoso pelos torneios de Final de semana, o time da Boa Vista de nossa eterna e saudosa POPÓ, entre tantos outros times.
O FUTEBOL DE CAMPO MOVIMENTAVA TODA A POPULAÇÃO DA CIDADE E DO INTERIOR, e forçosamente para organizar as competições esportivas os campeonatos, e as ações do esporte era necessário fundar uma LIGA ESPORTIVA. A ata de fundação da Liga esportiva e seu estatuto, é de abril de 1987.
Formaram a direção primeira da Liga Esportiva PRESIDENTE Mario Shiro Maezuca, o MARIO JAPONÊS, (que foi exator de Tangará, o segundo foi José Capucho), o vice o LUIZINHO ENGENHEIRO, os secretários TONINHO IPORÃ e o SAUDOSO JOÃO BATISTA, que foi homenageado posteriormente com o nome do colégio Estadual da Vila Mineira, o tesoureiro era nosso querido TONHÃO (ANTÔNIO ALVES MOREIRA), o nosso querido DR. PEDRO D ÁVILA, FUNDADOR DA AVILA ADVOGADOS E EU fazíamos parte da fundação da liga esportiva. Foi um momento importante para a vida esportiva de nossa cidade.
Todos os eventos esportivos eram organizados pela Liga que prestou um grande serviço a Tangará, após a mudança do saudoso Mario Japonês para Cuiabá, quem assumiu a presidência e conduziu por muitos anos foi o saudoso SASSAKI, homem de bom coração, amigo, saudades.
Numa próxima oportunidade voltamos a divagar sobre os primórdios de nossa cidade…
E você, quais são as suas lembranças sobre o passado de nossa promissora Tangará da Serra, ou de sua cidade? O que tem para nos contar?