SALVAR VIDAS É O QUE CONTA

VACINAS CONTRA COVID-19 – De acordo com pesquisa feita em diversos países, e no Brasil, estamos em primeiro lugar no mundo, em que a população mais deseja ser vacinada, para proteger-se contra a COVID-19, conforme dados divulgados em (12/03/2021) pela imprensa.

Nesta semana, a Anvisa liberou a importação provisória, por estados e municípios, de vacinas que ainda não tenham registro ou autorização comercial no Brasil, desde que sejam aprovadas pela autoridade do país de origem, e tenham testes clínicos na fase 3 concluídos, ou com resultados provisórios, abrindo desta forma o leque de oportunidades para a vacinação em massa da população brasileira.

Segundo informações datadas de 12/03/2021, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), passou de 1.703 para 2,1 mil municípios interessados, incluindo 25 capitais, inclusive Cuiabá/MT. A FNP orienta as cidades que aprovarem o projeto de lei na Câmara de Vereadores a mandar uma cópia da lei para a FNP até 19 de março.

No caso de nossa capital Cuiabá, inclusive os vereadores, já aprovaram o projeto de lei em regime especial (10/03/2021), para autorizar o executivo a realizar a compra das vacinas.

A Prefeitura de Várzea Grande adotou uma série de medidas para mitigar os efeitos da pandemia da COVID 19, entre as quais a adesão ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de acordo com informações veiculadas na imprensa no dia (12/03/2021).

Em Rondonópolis, Câmara de Vereadores aprovou na sessão do dia (10/03/2021), o projeto de Lei de autoria do executivo municipal  que ratifica protocolo de intenções firmado entre Municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus; medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.

Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), informou, através do Executivo Municipal, que tem o interesse de comprar 30 mil doses de vacina contra a covid-19 para o município. A aquisição será realizada por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires. A quantidade de doses é para vacinar todos os moradores com idade acima de 60 anos.

Os prefeitos das maiores cidades de nosso estado, de acordo com os noticiários, estão mobilizados, e solicitando o aval do legislativo de suas cidades para aderirem a FNP para realizarem a compra conjunta de vacinas contra a COVID-19, pois, estão preocupados em proteger a sua população.

E, o teu município, e, nosso município de Tangará da Serra, como fica???

De acordo com o boletim: “Tangará pela vida contra o CORONAVIRUS de (12/03/2021) temos:

100% de ocupação  UTI privada;

92,31% de ocupação de UTI pública;  

173 pacientes com COVID-19, que evoluíram a óbito.

 

Novamente fica no ar o seguinte questionamento: Se existem recursos financeiros disponíveis na Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por que não estamos unidos nessa companha?

Se Tivéssemos mais tangaraenses vacinados poderíamos ter um pouco mais de liberdade? Hoje, existe uma restrição após as 19:00 hrs com penalidade, a pergunta é: se estamos imunizados precisamos ter essa restrição?

Com a palavra o Executivo e o Legislativo municipal, não é questão de bandeira política partidária, de credo, ou classe social, é a vida de todos os Tangaraenses que está em jogo!