ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS O BERÇO DO DESENVOLVIMENTO DOS BAIRROS E VILAS TANGARAENSES
O Conselho Tangaraense de Associações Comunitárias – CONTAC, foi a mola mestra impulsora do desenvolvimento e crescimento de diversos bairros e vilas em nossa cidade de Tangará da Serra.
Nomes como o engenheiro agrônomo Dantas, Seu Leonildo da Vila Araputanga, Chico Brito, os saudosos “Tatão”, e o “Mistura”, entre outros pioneiros, na luta pela implantação e consolidação das associações comunitárias, fizeram história pelo fortalecimento das mesmas em defesa dos interesses de suas comunidades.
Praticamente todos os bairros, todos os distritos, e principais localidades da nossa zona rural, tinham a sua associação com seus representantes, que lutavam e tinham assento garantido em todas as demandas em nosso município.
Para se ter uma ideia, este movimento era tão forte, que em 1991, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso aprovou, e o então governador do Estado, sancionou a Lei N° 5756/91, que declarava de Utilidade Pública o Conselho Tangaraense de Associações Comunitárias – CONTAC.
O plano diretor participativo, em épocas passadas, era discutido, através de assembleias nas associações comunitárias, com a participação de centenas de moradores, onde eram aprovadas as linhas mestras da administração municipal.
Hoje, assistimos o esforço do ex-vereador LUIS MARCOS, no sentido de reestruturar as Associações Comunitárias para que possam novamente dar o apoio necessário aos bairros e comunidades que representam.
Te desejo, Luiz Marcos, muito sucesso em teus trabalhos, e com o seu programa, pois, as associações comunitárias são uma importante alavanca da participação popular na gestão pública!