UM ENCONTRO COM A MÃE NATUREZA

Tudo se iniciou à dois meses e meio atrás, quando em uma reportagem tomei conhecimento que o Jatobá, uma árvore frondosa, magnífica e, bela, que pode atingir mais de 40 metros de altura e, dois metros de diâmetro, está em vias de extinção.

 

Como existem dois pés preservados, aqui na ilha, da  Hymenaea courbaril, nome científico da mesma. Fui a procura das vagens da mesma, onde se encontram as sementes, para tentar reproduzi-las nos tradicionais saquinhos. Consegui mais de 50 sementes, das quais somente 10 vingaram, e o próximo passo era encontrar dentro da mata locais apropriados para plantar as mudas para que os projetos de futuras árvores iniciassem suas trajetórias para virarem árvores, a embelezar e integrar a sinfonia florestal.

 

Nesta tarde chuvosa, de sexta-feira (05/03/2021) com as mudas prontas, enxadão e muita força de vontade, fiz um mutirão solitário, de plantio das mudas de Jatobá aqui na ilha no rio Sepotuba/MT. Foi uma maratona, abaixo de chuva, para escolher os locais, abrir as covas, adubá-las plantar as mudas, e cercá-las com estacas de bambu que previamente tinha preparado, cuidado este para que as capivaras e outros animais, na época da seca não as devorem.

 

Foi extenuante, mas ao mesmo tempo muito bom, muito gratificante, sentindo a energia positiva chuva a cair abundantemente, sentindo o pulsar do ventre da terra, e fazer o plantio destas mudas, dando vida a vida. E, no meio da mata, com uma chuva torrencial pude sentir a plenitude da vida.  Somos natureza, somos humanos (húmus) somos terra, em sincronia com a vida, com a ordem universal, em harmonia com a mãe natureza.

A VIDA É BELA E MERECE SER VIVIDA.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!