Auxílio emergencial: os cuidados para evitar golpes e fraudes.
Um dos golpes que surgiram durante a pandemia do coronavírus são os sites e aplicativos falsos relacionados ao auxílio emergencial de R$ 600, criado pelo governo federal. Os golpistas se aproveitam da necessidade de as pessoas se cadastrarem para receber o benefício, para roubar os dados pessoaias, número de CPF e informações sigilosas.
“A mistura de medo da doença e a confusão trazida pelo excesso de fontes de informação criam o ambiente perfeito para a ação dos golpistas”, alerta Walter de Faria, diretor-adjunto de Operações da Febraban.
Ele reforça a importância de manter uma postura vigilante para evitar cair em um desses golpes. “Desconsiderar qualquer informação que não esteja nos canais oficiais dos governos e empresas é um bom caminho. Em caso de dúvida sobre a veracidade de uma mensagem ou conteúdo, interrompa a operação e entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do prestador do serviço ou vendedor do produto para confirmar se aquilo é real”, orienta Faria.
Apenas entre 19 de março e 17 de abril, foram verificados e desativados 60 sites e aplicativos fraudulentos com informações falsas referentes ao auxílio emergencial. Para evitar problema, a Caixa informa que, junto com outros órgãos de governo, Polícia Federal e as próprias lojas de aplicativos, monitora e atua para bloquear e desativar esses serviços falsos.
Para o auxílio emergencial, as pessoas só devem buscar os canais oficiais da Caixa, do Ministério da Cidadania e da Dataprev para informações e acesso aos serviços. Neles são utilizados fatores complementares de segurança baseados em informações, código de verificação, além do próprio dispositivo para garantir o devido nível de segurança do processo. Veja a seguir as dicas de segurança da Caixa:
Links para páginas falsas – o fraudador encaminha e-mail, SMS ou mensagem pelas redes sociais, se passando por um amigo ou uma empresa conhecida e contendo dados do próprio cliente, para induzi-lo a clicar em um link que o direciona para páginas falsas, criadas com intuito de capturar senhas e dados confidenciais. O link também pode levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
Fake news – antes de compartilhar informações sobre a epidemia e o auxílio emergencial, procure em veículos confiáveis e fontes oficiais para confirmar se é realmente é verídico, tais como: Ministério da Saúde; Ministério da Cidadania; Ministério da Economia; Secretaria Especial de Previdência e Trabalho; Caixa; Dataprev; jornais e sites de relevância.
Navegadores e antivírus – não utilizar programas de navegação (browser) e antivírus desatualizados, pois deixará seu computador mais vulnerável às ameaças cibernéticas. Utilizar programas que visam manter a segurança eletrônica dos seus dados e de seus familiares. Além dos antivírus, existem programas conhecidos como firewall pessoal, que monitoram comportamentos considerados suspeitos no computador.
Certificado e https – o “S” em HTTPS, protocolo que aparece antes do endereço dos sites, indica a conexão é segura para a inserção de dados. Para conferir o Certificado de Segurança do site, deve aparecer a imagem de cadeado antes do endereço, e então o usuário pode clicar neste cadeado para verificar este certificado e sua data de validade.
Navegação em ambiente digital Caixa – a Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página. A assinatura eletrônica é digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. A Caixa não envia SMS com link. A Caixa só envia e-mails se você autorizar.
– Banco não liga nem encaminha links por SMS, WhatsApp ou e-mail pedindo atualização dos dados, sincronização de token ou desbloqueio de cartão;
– Site oficial para se cadastrar para receber o auxílio emergencial é https://auxilio.caixa.gov.br; app CAIXA I Auxílio Emergencial e central de atendimento pelo telefone 111;
– O cadastramento para receber o auxílio emergencial também pode ser realizado pelo app específico da Caixa, que deve ser baixado apenas na loja oficial de aplicativos do sistema operacional do seu dispositivo;
– Não clique em nenhum link. Digite, no navegador, o endereço eletrônico do banco ou da loja em que pretende realizar a transação ou compra;
– Sempre baixar qualquer aplicativo apenas da loja oficial do sistema operacional do seu dispositivo;
– Não repasse seus dados para nenhuma pessoa intermediar a concessão do auxílio emergencial. Apenas a Caixa avalia e confirma quem é elegível ao benefício e eles não procuram as pessoas ou usam serviços de terceiros;
– O banco não entra em contato para pedir cadastro de favorecido, transferências, transações para testes ou estorno de valores nem desbloqueio de cartão;
– O banco não entra em contato para dizer que sua conta será bloqueada por falta de atualização cadastral;
– Também não envia ninguém em sua casa para retirar seu cartão, notebook, computador, tablet, celular ou o chip dele;
– Como também não entra em contato para pedir atualização ou sincronismo de token
– Fique atento a links encurtados e desconhecidos por sms ou e-mail. Não clique nem informe seus dados
Fonte: Noticias R7