A Potencialidade do Arroz Sequeiro em Mato Grosso.
O Estado de Mato Grosso é bastante diversificado quanto à natureza dos solos, segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de Mato Grosso (Seplan-MT). As áreas de solos mais adequadas à cultura do arroz de Sequeiro de terras altas em Mato Grosso compreendem os Latossolos, Argissolos, Nitossolos e Chernossolos argilosos ou muito argilosos.
O arroz Sequeiro é um novo padrão para as variedades de terras altas no Brasil. Como consequência da excelência em qualidade de grãos, hoje o arroz produzido em terras altas, com grãos de classe agulhinha alcança o mesmo valor comercial do arroz irrigado.
A tecnologia de produção do “arroz de terras altas agulhinha” tem amplo potencial de expansão, notadamente com a consolidação de sua adaptação ao sistema de plantio direto, assim como a contribuição para o manejo de rotação de culturas tão importante no processo produtivo. E abrirá uma grande oportunidade da inclusão do arroz nos sistemas agrícolas de produção em terras do Mato Grosso, onde predomina o uso de duas culturas anuais.
A sucessão de duas culturas no mesmo ano agrícola é substancialmente facilitada pela prática de plantio direto, em função da economia de tempo que seria gasto com a preparação do solo.
Em relação ao potencial do Arroz Sequeiro a produtividade média é de 70 sacos por hectare, podendo chegar até 120 sacos/hectare. Isso faz com que o arroz Sequeiro seja vantajoso e produtivo para comercialização no Mato Grosso, sem contar a qualidade excelente dos grãos com 58% de grãos de inteiros.
Vantagens em Plantar Arroz Sequeiro
Pode ser plantada em reforma de pastagens, onde existe áreas degradadas de pecuária, áreas de abertura de cerrado e também para rotação de culturas, lavoura de soja entre outras.
O arroz sequeiro não possui muitas limitações quanto à disponibilidade de água, tipo de solo, manejo e investimento inicial. Podendo variar os custos e manejo de produção conforme a área e tecnologia usada.
A média dos custos de produção pode variar de R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00 por hectare.Espera-se que com o desenvolvimento de pesquisas e estratégias de manejo, o arroz de sequeiro seja mais cultivado e obtenha maior produtividade.
A agregação de valor ao arroz produzido em terras altas permitiu manter a cultura nos sistemas de produção de estados como Mato Grosso, onde apesar da redução de área observada, tornou a produção agropecuária mais sustentável, pela diversificação de cultivos.
Paralelamente, essa produção de um arroz em quantidade previsível e de boa qualidade permitiu a consolidação de um parque industrial qualificado, como por exemplo a Alimentos Masson, localizado em Tangará da Serra-MT, que tem por meta a expansão do seu mercado consumidor para os demais estados brasileiros, por isso a empresa incentiva a produção do arroz no Estado dando total preferência ao arroz produzido na região e nas demais de Mato Grosso.
Toda a cadeia do arroz se fortaleceu e se tornou autossustentável, independente de programas governamentais.
Sendo desenvolvida, cultivada com boa arquitetura de planta, alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, maior tolerância a doenças, resistência à seca e adaptação às condições de produção em todo o território nacional, particularmente no Cerrado, é um benefício para toda a cadeia produtiva do arroz de terras altas assim como todos os consumidores em geral.
Valor Nutricional do Arroz Sequeiro
O arroz é considerado pela Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO) como um dos alimentos mais importantes para a nutrição humana.
É um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico. É considerado o cultivo alimentar de maior importância em muitos países.
O arroz é um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% da proteína per capita necessária ao homem, e sendo uma cultura extremamente versátil, que se adapta a diferentes condições de solo e clima, é considerado a espécie que apresenta maior potencial para o combate a fome no mundo.
Por porção de 100 g / mL, o alimento “Arroz Sequeiro, cozido” da categoria “Arroz” tem um total de 128,0 calorias e os seguintes valores nutricionais: 2,5 g de proteína, 28,1 g de carboidratos e 0,2 g de gordura.

Comercialização do Arroz Sequeiro
Aproximadamente 90% do arroz consumido pela população de Mato Grosso é produzido e beneficiado dentro do próprio Estado. Diferente de anos atrás, o grão alcançou qualidade excepcional, se tornando competitivo e pronto para ser comercializado em qualquer parte do país ou no exterior. Agora, que o cereal se torna mais viável para o produtor e está na mesa de todos os brasileiros o setor se prepara para novos desafios, como a expansão do mercado.
A ALIMENTOS MASSON vem destacando em Mato Grosso, com suas atividades iniciadas em 1984 e atuação do fundador da empresa na compra e venda de arroz desde 1972. No entanto o início das atividades de industrialização do arroz em casca se efetivou em 2008 e partir daí vem conquistando mercado ano a ano e ainda fazendo investimentos na indústria e melhora dos processos industriais para atender o mercado já conquistado assim como a ampliação do mesmo.

