Faissal defende instalação de indústrias em MT, mas com produção consciente
Eeito com 20.509 votos, o deputado estadual diplomado Faissal Calil (PV), que faz sua estréia na Assembleia a partir de 1º de fevereiro de 2019, declarou que, apesar de integrar um partido que propõe atitudes sustentáveis, é favorável à vinda de indústrias para o Estado. Para ele, o setor produtivo pode auxiliar na redução do desequilíbrio econômico em Mato Grosso.
Faissal concedeu entrevista ao site RD News, de Cuiabá.
Faissal também afirma que uma de suas principais bandeiras na Assembleia será o desenvolvimento sustentável no Estado. “Mato Grosso tem que ser produtivo e gerador de empregos”, disse.
Porém, Faissal destacou que acredita ser fundamental pensar na verticalização da produção – beneficiando a matéria-prima – e em incentivos ao empresariado, para que tragam indústrias para Mato Grosso. “A matéria-prima deve ser beneficiada, porque assim traremos empregos e fomentaremos a economia”.
“É ao contrário, por exemplo, de um produtor de algodão, que vende o produto in natura, a matéria-prima, para fora do Estado, e depois vai comprar mais barato fora de Mato Grosso. É até um pouco de incoerência. Então sou a favor da produção, desde que seja sempre planejada e muito bem pensada”, acrescentou.
Embora seja estreante no Legislativo estadual, Faissal já tem experiência na vida pública. Foi vereador por Cuiabá pelo PSB entre 2013 e 2016, integrante a base de sustentação do ex-prefeito Mauro Mendes, que era seu correligionário e hoje é governador diplomado pelo DEM.
Faissal faz parte da Associação Política Jovem, entidade que tem o principal objetivo de oferecer formação política e desenvolver atividades de integração social na Capital, incluindo arrecadação de donativos para crianças, idosos e outros segmentos vulneráveis. Atualmente, reúne cerca de 140 associados e mais de 600 apoiadores. Além Faissal, ainda tem entre os associados o vereador Diego Guimarães (PP) e o empresário Haroldo Kuzai (Solidariedade), que foi presidente da Câmara e chegou a assumir como prefeito interino de Cuiabá.