TANGARÁ DA SERRA CRIA COMITÊ DE MONITORAMENTO AO CORONAVÍRUS.

Tangará da Serra cria Comitê de Monitoramento ao Coronavírus
A rápida expansão do coronavírus pelo mundo está fazendo com que países, Estados e Municípios comecem a mudar suas rotinas, anunciando medidas para conter esse avanço.
Em Tangará da Serra, além do cancelamento de eventos (conforme orientação do Ministério da Saúde), a Prefeitura Municipal instituiu um Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus, composto por membros especialista da área da saúde e líderes dos serviços de saúde pública e privada, sob coordenação do executivo de Tangará da Serra.
O objetivo é monitorar a expansão do vírus no país e estado de Mato Grosso, instituindo medidas locais preventivas a fim de evitar a disseminação no município, e organizar a rede de saúde nas medidas de orientação e comunicação à sociedade, bem como assistência à saúde dos possíveis suspeitos, tanto nos serviços públicos, como privados. “Quando vivenciamos situação de pandemia faz-se necessário estar preparado para respondermos ao problema de acordo com três níveis de resposta: Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Publica”, explicam os responsáveis, em nota informativa divulgada na última sexta-feira, dia 13, destacando que Tangará da Serra encontra-se em estado de ‘alerta’. Caso o vírus evolua no município e região, o nível de resposta pode subir para ‘perigo iminente’ e, se piorar, ‘emergência em saúde pública’. Os riscos serão avaliados todos os dias pela equipe.
Ainda em nota, o Comitê Interinstitucional reforço medidas de prevenção, como a higienização de mãos; a evitar aglomerações; entre outros. “Não se faz necessário, por hora, o fechamento de escolas e universidade, no entanto o cuidado individualizado deve ser adotado por todo o cidadão”, reforça, ao disponibilizar um canal de comunicação com o cidadão. “Lembre-se no caso de dúvida entrem em contato com a central telefônica de monitoramento de sintomáticos respiratórios de Tangará da Serra (65) 98475-2388”.
Tangaraense que esteve em SP tem primeira suspeita de coronavírus
O município de Tangará da Serra tem seu primeiro caso suspeito de coronavírus em investigação. A informação foi confirmada no início da noite da última sexta-feira, 13, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da chefe da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero. Em nota, o Município informou que o caso teve notificação comunicada às 18h daquele dia.
O paciente é um homem e não teve idade divulgada. A princípio, sabe-se que ele viajou para São Paulo recentemente. Seu quadro clínico é estável e ele ficará em isolamento domiciliar por 14 dias, sendo monitorado diariamente pela Vigilância Epidemiológica. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) conduzirá os procedimentos para detecção do vírus por meio de testagem laboratorial, com resultado nos próximos dias.
Ao todo, 17 suspeitas do novo coronavírus foram notificadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), sendo 7 descartados, 4 excluídos e 6 suspeitos. No país os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os epicentros do surto no país, respectivamente com 56 e 16 casos confirmados. Em seguida vêm Paraná (seis), Rio Grande do Sul (quatro), Goiás (três) e Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco (dois casos em cada um). Completam a lista Alagoas e Espírito Santo (um caso em cada).
Fonte: Diário da Serra
Facebook Notice for EU!
You need to login to view and post FB Comments!