Saiba quais são os principais cuidados com o gás de cozinha.
Veja quais são as 10 orientações da Agência Nacional do Petróleo para garantir segurança no manoseio do gás de cozinha.
- COMPRE DE REVENDEDOR AUTORIZADO
Saiba que somente comerciantes que têm autorização da ANP podem vender gás de botijão (gás liquefeito de petróleo – GLP). Para ter seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor, só compre de revenda autorizada.
2. OBSERVE O LOCAL DE VENDA AUTORIZADA
• Não vende outros produtos na área de armazenamento de botijões.
• Tem o direito de trabalhar com botijões tanto de várias distribuidoras como de apenas uma empresa.
• Mantém bem visível no ambiente de vendas o quadro de aviso da ANP – que é obrigatório.
3. NA ENTREGA EM CASA PARA ESCOLHER O BOTIJÃO CERTO
• Saiba que o revendedor autorizado pela ANP pode entregar o botijão em domicílio, mas não é obrigado a levar a balança para pesagem.
• Verifique se o veículo de entrega (caminhão, caminhonete etc.) exibe o nome e o número de telefone da distribuidora (e, às vezes, também do revendedor). Anote para poder reclamar, caso precise.
4. PARA ESCOLHER O BOTIJÃO CERTO
Só compre botijão lacrado e que tenha
• Inscrição em alto-relevo com a marca da distribuidora.
• Rótulo com instruções de uso, nome e telefone da distribuidora, para você ter onde reclamar, caso necessite. Para verificar a segurança, os botijões passam por requalificação, ou seja, são testados de várias formas.
• Nos recipientes requalificados, há uma data de validade impressa numa espécie de “ferradura”, colocada em torno da válvula. Nessa “ferradura”, a data deve corresponder ao ano atual ou posterior. Atenção: se a data for de ano anterior, não aceite, pois, a validade estará vencida.
• Se o botijão não possuir nenhuma “ferradura”, verifique o ano de fabricação (em alto-relevo na parte de cima, veja figura). Atenção: a idade do botijão não pode ultrapassar os 15 anos.
5. OLHO NO PESO
O revendedor autorizado pela ANP é obrigado a ter uma balança certificada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) dentro do local de venda, em perfeito estado. Se desconfiar do peso, peça para pesar o botijão. Reclame com o revendedor, se houver diferença.
6. NA TROCA DE BOTIJÃO VAZIO PELO CHEIO
Na venda de um botijão cheio, o estabelecimento é obrigado a aceitar em troca botijões vazios de qualquer marca e mesmo que estejam amassados ou enferrujados. Já o consumidor só deve aceitar botijão cheio que se apresente em bom estado (nem amassado, nem enferrujado).
7. PEÇA E GUARDE A NOTA FISCAL
Exija e guarde sempre a nota fiscal. Ela é seu documento para alguma reclamação.
8. PARA EVITAR ACIDENTES
Garanta uma boa instalação do botijão, com uma mangueira e um regulador de gás dentro do prazo de validade – de preferência, novos.
• Para instalar o botijão, não use nenhuma ferramenta. Use apenas as mãos.
• Nunca vire de cabeça para baixo, deite, bata, role, deixe cair, fique em cima ou danifique o botijão.
• Nada de cigarros ou chamas por perto na hora de trocar o botijão.
• Toda vez que instalar um novo botijão, faça o teste de vazamento: passe em torno da válvula do botijão uma esponja ensaboada. Se estiver vazando, o gás vai formar novas bolhas de espuma.
• Se desconfiar de vazamento, feche o registro (regulador) do gás, retire pessoas e animais do local e chame o Corpo de Bombeiros.
• Nunca use fogo para testar vazamento
• Se houver problema com o botijão, reclame com o revendedor – ele é obrigado a prestar assistência técnica.
9. EM CASA: COMO GUARDAR E USAR O BOTIJÃO
Para guardar botijões extras em sua casa, escolha sempre um local ventilado e protegido de chuva, do sol e da umidade. A lei proíbe que sejam guardados em casa mais de cinco (5) botijões.
Não use aparelhos elétricos nas proximidades do botijão, para evitar o risco de faíscas. Afaste o botijão no mínimo 1,5 m de ralos, caixas de gordura e de esgoto. Isso é importante porque o gás é mais pesado do que o ar e, em caso de vazamento, tende a se concentrar nos locais mais baixos e se acumular em tubulações.
10. PREÇOS SÃO LIVRES
Não há qualquer tipo de tabelamento para botijão de GLP – os preços são livres. O preço do botijão deve estar bem visível no local de venda. A ANP faz, toda semana, uma pesquisa de preços praticados pelas revendas em centenas de cidades do Brasil.
Fonte: Agência Nacional do Petróleo (ANP)